Projeto Mercosul Digital abre processo de licitação no Brasil

Até 24 de fevereiro, empresas devem demonstrar interesse em participar da criação de uma rede de capacitação digital na utilização de tecnologias.
Por DÉBORAH OLIVEIRA

O Projeto Mercosul Digital, convênio entre União Européia (UE) e Mercosul, deu início hoje (17/1) ao processo de licitação do contrato “Desenho e Implementação da Escola Virtual”, da vertente Rede de Capacitação Digital. A iniciativa, segundo Leonardo Lazarte, coordenador do projeto Mercosul Digital no Brasil, visa colocar em prática um programa de capacitação on-line sobre temas da sociedade da informação, especialmente relacionadas ao comércio eletrônico. A rede será responsável também pela gestão de um portal que contenha informações sobre o tema.

A partir de agora, segundo Lazarte, as companhias deverão enviar a manifestação do interesse em participar da licitação, que poderá ser realizada até 24 de fevereiro. É feita uma seleção de empresas que serão convidadas a enviar as propostas. Estas terão de ser apresentadas até 29 de abril. O resultado será anunciado de 4 a 31 de maio e o período de execução é de 27 meses, com início em junho de 2011.

O anúncio oficial da licitação aconteceu em dezembro de 2009 e, a partir de então, os responsáveis pelo projeto de cada país do Mercosul (que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) se encontraram para discutir sobre o processo. O Brasil foi o último a promover a reunião, chamada Information Day, que aconteceu hoje em São Paulo.

No encontro, foram abordados aspectos para a implementação de uma rede institucional para atividades de capacitação do comércio eletrônico nos quatro países do Mercosul. “Qualquer empresa nacional pode participar, desde que preencha os pré-requisitos publicados no site da Comissão Europeia”, diz Lazarte.

Outras vertentes
Embora o foco inicial do Mercosul Digital seja o comércio eletrônico, outras frentes do projeto abordam a implementação de infraestrutura, harmonização normativa e divulgação do potencial econômico dessa modalidade de venda on-line.

Entre os resultados esperados estão: disponibilização de uma infraestrutura de chave pública (ICP) e conexão à rede latino-americana de educação e pesquisa, Rede Clara, em todos os países do Mercosul; e o desenvolvimento de uma plataforma piloto de comércio eletrônico em cada um dos países, em conjunto com organizações do setor privado e/ou de comércio eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas