Prodest inicia licitação para ser certificadora digital do Estado.

Notícia enviada por Eric Lopes Menequini
(eric.menequini@prodest.es.gov.br)

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) iniciou a licitação para contratar a empresa que irá capacitar a autarquia na concessão de certificados digitais a órgãos do Poder Executivo Estadual. O processo licitatório é na modalidade pregão, tipo menor valor global.

O certificado digital é uma identidade eletrônica de pessoas e instituições para utilização na Internet e confere validade jurídica e integridade a toda documentação. Segundo o coordenador do projeto de Certificação Digital do Governo do Estado, José Luiz Dolsan de Almeida, o Prodest, com a autorização da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), poderá credenciar seis órgãos públicos estaduais a conceder os certificados digitais.

“A montagem dessa infraestrutura tem a finalidade de fazer com que as instituições públicas possam adquirir a certificação digital. Num futuro próximo, novos serviços eletrônicos poderão ser disponibilizados na Internet”, enfatiza Dolsan.
Biblioteca

A autarquia também será responsável por disponibilizar uma biblioteca de certificação digital, que ajudará no desenvolvimento de serviços eletrônicos. O objetivo é fazer com que os órgãos e as secretarias do Poder Executivo Estadual disponibilizem eletronicamente recursos por meio dos certificados digitais.
“Atualmente, o site da Receita Federal oferece vários serviços devido à certificação digital. A nossa intenção é que a administração pública estadual siga o mesmo caminho, visando à implantação do Governo Eletrônico do Estado do Espírito Santo”, exemplifica o coordenador.

Os interessados podem obter o edital do pregão pelos sites www.compras.es.gov.br ou www.prodest.es.gov.br. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pregao@prodest.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3225-4270. A abertura das propostas será no próximo dia 24, a partir das 10 horas, no Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3224-6586
comunicacao@prodest.es.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas