(Guido Nunes – gazeta online)
A cidade de Vitória terá 10 táxis adaptados para deficientes físicos circulando pela capital no primeiro semestre de 2010. O modelo foi apresentado neste domingo na Praia de Camburi, junto com novos 14 ônibus com acessibilidade que entram em circulação a partir desta segunda-feira (28).
A meta da prefeitura é de ter 2% da frota adaptada para deficientes em 2010. Os veículos possuem um sistema hidráulico para cadeira de rodas e uma modificação na altura do teto. Um táxi adaptado custa em média R$ 80 mil, o dobro de um normal.
O prefeito de Vitória, João Coser, disse que até o ano de 2014 a cidade estará com todos os ônibus da linha municipal adaptados, como determina a lei de acessibilidade. No entanto, o principal desafio para ele está na questão das calçadas cidadãs.
“Estamos recebendo uma quantidade de ônibus adaptados e estamos apresentando os táxis adaptados para as pessoas com deficiência, mas o grande desfaio são as calçadas. Ela é privada, mas a prefeitura tem o dever de cobrar que o morador faça calçada com as características da calçada cidadã de Vitória”, disse Coser.
O edital de licitação para a adequação dos novos táxis – um modelo Dobló da montadora Fiat – será lançado ainda este ano para que em 2010 os primeiros veículos adaptados estejam a disposição da população.