Presidente do Sinaeco critica atraso nas obras da Copa de 2014.

As obras para a Copa do Mundo de 2014 já deveriam ter começado no início do ano e o planejamento para o evento pode estar atrasado em até dois anos. O alerta foi feito ontem pelo presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia (Sinaeco), João Alberto Viol, durante conferência no V Fórum Urbano Mundial do Programa da Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), no Rio de Janeiro. Para ele, o Brasil ainda está numa fase inicial, avaliando que tipo de empreendimento terá de ser feito para que o evento seja bem sucedido — algo, que na avaliação dele, deveria ter sido concluído em 2008. “A Copa de 2014 é uma oportunidade única para o desenvolvimento do Brasil. Não haverá uma nova oportunidade como essa no século XXI. É preciso que o País defina se vai querer ser uma vitrine ou uma vidraça”, afirmou Viol.

Segundo o presidente do Sinaeco, o poder público precisa urgentemente passar a valorizar o planejamento no processo decisório, definindo com antecedência seus empreendimentos prioritários. Ele ainda destacou que os mecanismos de contratação e elaboração de projeto e obras precisam ser aperfeiçoados. Na sua avaliação, atualmente o que se produz em termos de planejamento no Brasil atualmente são “documentos formais deslocados da realidade”.

Copa de 2014 (II)
Guia das autoridades esportivas na passagem pelo Congresso Nacional, o ministro Orlando Silva afirmou acreditar que serão cumpridas as exigências da Fifa para a Copa de 2014. Fixado o prazo de 3 de maio para o início das obras dos estádios, há casos de cidades que ainda nem tiveram o processo de licitação concluído, como Brasília. No mês passado, o Tribunal de Contas do Distrito Federal suspendeu a licitação de reforma e ampliação do estádio Mané Garrincha devido à ausência de um projeto básico e de detalhes orçamentários. O valor estimado da obra é de R$ 740 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas