Prefeitura remove Jequitibá de 10 t; moradores lamentam.

Paulo Fernandes e Danúbia Burema

A Prefeitura iniciou a retirada do Jequitibá e 10 toneladas, da Praça Itanhangá, ao lado do Chalé Burguer, da Rua Joaquim Murtinho, em Campo Grande. A medida foi necessária porque a árvore está comprometida, o tronco dela se rompeu e uma parte até caiu. Mesmo assim, alguns moradores são contra a retirada total do Jequitibá – que é um cartão postal do bairro.

Conforme o coordenador da Brigada Verde, Hilárion Chaparro, a árvore coloca em risco a segurança das pessoas que passam, moram ou trabalham na região.

Nesta tarde começou a retirada apenas da parte já caída, mas no fim de semana o Jequitibá sofrerá uma poda e dias depois será totalmente derrubado.

Para retirar a árvore, a Prefeitura precisou contratar uma empresa. O peso da árvore é tamanho que o primeiro guindaste utilizado não suportou. Dez funcionários trabalham na retirada da parte do Jequitibá que já caiu.

O pedido de retirada da árvore foi feito quando parte do Jequitibá caiu sobre o Chalé Burguer atingindo churrasqueira e parte do telhado. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, será aberta uma licitação para vender a madeira extraída. O dinheiro ficará com a pasta.

População – Moradora do bairro há 8 anos, Catarina Souza, de 76 anos, ficou com dó ao saber da retirada da árvore. “Não deveriam cortar. Eles têm de preservar o meio ambiente”, afirma.

Com 21 anos morando na região, a dona-de-casa Adriana Almeidinha, de 44 anos, acha que deveria ser retirada apenas a parte da árvore que caiu. “É uma perda para o parque”, diz.

Não é o que pensa Sebastião de Freitas, de 65 anos, um dos representantes dos Amigos da Praça Itanhangá Parque. Ele disse que várias outras árvores estão prestes a desabar e que um galho caiu e chegou a quebrar um dos bancos do parque.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas