RIO – A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos recuperará os 144,30 quilômetros de ciclovias na cidade. A contratação do serviço, por meio de licitação, foi homologada no Diário Oficial do Município, desta quinta-feira. A previsão é de que trabalho comece na segunda quinzena de janeiro e o prazo para execução é de 360 dias.
O programa, no valor de R$ 2.496.293,32, prevê a revitalização de toda a extensão das ciclovias, visando restituir suas características urbanísticas originais, prolongar sua vida útil, assim como aumentar o conforto e segurança para os usuários. Além disso, está prevista a restauração de todo o mobiliário urbano do entorno das ciclovias, incluindo bicicletários, frades, gradis, guarda-corpos e instalação de sinalização horizontal e vertical.
Entre os serviços estão a recuperação de 1.892,37 metros quadrados de base de pavimento, de 7.420 metros quadrados de pavimento em concreto colorido, 3.988,25 metros quadrados de pavimento em concreto asfáltico, 162 metros quadrados de pisos intertravados, 600 metros quadrados de pavimentos em pedras portuguesas e 460 metros de meio-fios e a pintura de área de 2.830 metros quadrados.
Também serão recuperadas 50 unidades de bicicletários, 50 grampos, 80 frades, 30 guarda-corpos em aço e instaladas sinalizações horizontais e verticais.
Os serviços beneficiarão as ciclovias localizadas nos bairros da Glória, Copacabana, Centro, Leme, Copacabana, Leblon, Gávea, Jardim Botânico, laranjeiras, Botafogo, Humaitá, Lagoa, São Conrado, Maracanã, Tijuca, Alto da Boa Vista, Ilha do Governador, Acari, Marechal Hermes, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes, Grumari, Curicica, Jardim Sulacap, Bangu, Padre Miguel, Campo Grande, Guaratiba, Santa Cruz, Senador Camará, Santíssimo e Senador Vasconcelos.