Prefeitura realiza licitação para instalar fotossensores na capital

Prefeitura realiza licitação para instalar fotossensores na capital
Marginal Botafogo receberá radares (Foto: Destakinews)

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) realizará nesta sexta-feira (20), às 9 horas um pregão eletrônico para instalação de fotossensores na capital. A SMT visa contratar empresa especializada para a prestação de serviços de fiscalização eletrônica de faixas de trânsito, incluindo a instalação, a operação e a manutenção de equipamentos de controle do tráfego viário, medidor de velocidade e detector de imagens de veículos por avanço de sinal vermelho, por transitarem em velocidade acima do limite regulamentado para a via, por transitarem em pistas, faixas e horários não permitidos pela regulamentação.

Para o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), a instalação dos equipamentos representará uma série de melhorias no trânsito da capital.

“Representará uma melhoria. Nós temos trabalhado muito com a mobilidade urbana, regiões metropolitanas que tenham uma capital como Goiânia precisam estar atentas quanto as questões relacionadas ao tráfego, ao trânsito, ao transporte coletivo. Para a fiscalização do trânsito e do tráfego precisamos contar com a tecnologia agregada a fiscalização com câmeras e conectadas as nossas centrais de vigilância da cidade são fundamentais. São estudos técnicos que os engenheiros de trânsito da SMT realizam”, afirmou.

Segundo o prefeito tudo está sendo feito dentro dos prazos estipulados e dentro da legalidade. “Tudo que está em andamento será mantido. Nós temos prazos, nós temos compromissos, tudo que está sendo feito dentro da lei, dentro dos preceitos legais, tudo deverá ser realizado de acordo com os prazos pré-determinados”, argumento Paulo Garcia.

Números

Hoje, são 568 faixas fiscalizadas totalizando 201 equipamentos eletrônicos fixos, conhecido como fotossensores. Após a licitação, serão 1360 faixas de fiscalização. A quantidade de equipamentos dependerá da tecnologia utilizada pela empresa vencedora.

O que é faixa?

Numa pista de rolamento como na Avenida 85 existem três faixas, sendo uma delas preferencial para ônibus e duas para veículos. No cruzamento com a T-9, por exemplo, há o monitoramento de 12 faixas monitoradas, sendo avanço de sinal, parada sobre faixa, retorno proibido velocidade (Av. 85) e transitar no corredor preferencial.

De acordo com a assessoria de imprensa da SMT, somente após a licitação saberemos quantos equipamentos serão. Tudo vai depender do tipo de equipamento utilizado. O que se sabe é que ela terá que fiscalizar o quantitativo de faixas descritas no edital.

A SMT tem as referências dos pontos de fiscalização, que são os atuais e os novos. Os futuros pontos atenderão demandas da população e avaliações da equipe técnica de engenharia, como em locais onde estão verificados muitos acidentes. Um local já definido é a Marginal Botafogo. Outros pontos serão divulgados posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas