Principal cartão postal do município de Três Lagoas está acumulando lixo
(Foto: Expressão MS)
A Prefeitura de Três Lagoas ainda não tem data definida para abrir o processo de licitação para contratar uma empresa de limpeza para realizar a manutenção da Lagoa Maior, principal cartão postal da cidade. No mês passado, a assessoria de comunicação da Administração Pública havia informado que o setor de licitação abriria o processo entre o dia 3 e 4 de novembro, porém, na manhã desta quarta-feira (5) o setor informou ao Expressão/MS que ainda não tem previsão de quando será iniciado o processo licitatório.
Atualmente, não há uma empresa responsável pela Lagoa Maior, o que tem gerado acúmulo de lixo no local. Segundo Ana Paula Mendes, diretora de educação ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura tem contado apenas com o apoio de uma empresa que limpa o local pelo menos duas vezes por semana, porém, não é o suficiente para mantê-la limpa.
Conforme o ambientalista Manuel Pimenta de Queiroz Neto, a limpeza não tem sido suficiente e falta a realização de campanhas educativas, por parte da Administração Pública, para que a população que frequenta o local se conscientize da importância em manter o principal cartão postal da cidade limpo. “É preciso realizar campanhas e intensificar as fiscalizações, além de punir quem joga lixo em locais públicos”, sugeriu.
Há uma mês a Associação Amigo da Lagoa realizou um mutirão para limpar o local e retirou uma média de meia tonelada de lixo. Segundo Pimenta, que faz parte da associação, foi necessário utilizar uma caminhonete que deu quatro viagens lotadas de lixo. “Tinha muito lixo e esse total foi retirado somente da superfície da lagoa e ao redor dela”, disse destacando que todos os sábados os integrantes da Associação dos Amigos da Lagoa para limpar o local.
Além da limpeza, os integrantes estão confeccionando lixeiras para distribuir na Lagoa, que segundo Pimentel, as que têm não são o suficiente. “Há poucas lixeiras e a maioria é pequena e está quebrada”, completou.