Prefeitura muda administração do Mercado São Sebastião

Intervenção, segundo a Regional do Centro, se dá para melhorar os serviços do equipamento e inseri-lo na programação turística da Capital. Licitação deve ser concluída em até quatro meses
Mariana Freire – marianafreire@opovo.com.br

Prefeitura realizará licitação para definir nova gestão do Mercado São Sebastião
Prefeitura realizará licitação para definir nova gestão do Mercado São Sebastião

Nova gestão, mudança no quadro de funcionários, recadastramento dos boxes, encerramento de contratos de estacionamento. Desde o início do mês, a Secretaria Regional do Centro (Sercefor) assumiu a administração direta do Mercado São Sebastião. Mas em até quatro meses, de acordo com o titular da pasta, Ricardo Sales, o equipamento terá uma nova empresa administradora. “Existem coisas erradas no mercado historicamente, e queremos que ele volte a funcionar de maneira adequada e atraia o público que não frequenta tanto, como as classes mais altas”. Entre os objetivos, sinaliza ele, está tornar o mercado um ponto turístico da Cidade.
Até junho de 2014, o mercado era responsabilidade da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e a administração direta era feita pelo Sindicato do Comércio Varejista de Frutas e Verduras de Fortaleza (Sincofrutas). De acordo com o secretário, a outorga da gestão estava vencida desde 2012, por isso foi suspensa no início do mês. “Assumimos pelos problemas que estavam acontecendo: a administração não vinha trabalhando a contento”. As opiniões sobre a mudança serão muitas e destoantes, diz Júlio Saraiva, 63, permissionário no mercado. Para ele, a situação só não melhorou porque a nova administração “ainda não se encontrou” e o quadro de funcionários “ainda não emplacou o serviço”.
Nova administração
A nova gestão será definida por licitação, explica Ricardo, mas a secretaria permanecerá com uma equipe no mercado. “Ela não vai mais andar sozinha. Vamos fazer supervisão da nova administração para que as coisas andem conforme desejamos”. No restante das questões, afirma ele, serão mantidas exigências que já existem. Em maio, será realizado o recadastramento dos permissionários.
Outro problema, segundo Valônia de Cássia, 33, vendedora, é a sujeira, que vem piorando, especialmente na área externa. “Não está tendo coleta de lixo todo dia. Fica vindo o odor para dentro do mercado”. Tudo se deve, avalia o permissionário Antônio Costa, 54, ao desconhecimento prático da nova administração. “A Prefeitura não entende o mercado. Quem entende é quem está aqui”.
O secretário, entretanto, argumenta que houve “melhora significativa” da questão, com a contratação da equipe. “Já estamos funcionando muito bem, corrigindo alguns erros”, diz o titular da Sercefor. De acordo com ele, em cerca de duas semanas, os funcionários receberão o fardamento definitivo da equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas