Prefeitura faz plano para encerrar o lixão .

A ideia é que, no futuro, a área no Retiro São João vire parque municipal

Pedro Guerra
Agência BOM DIA

A Prefeitura de Sorocaba prepara um plano de encerramento do aterro sanitário, localizado no Retiro São João, que está com a capacidade esgotada. A ideia é que, no futuro, a área seja reaproveitada para a construção de um novo parque municipal.

A informação foi dada nesta quinta-feira pelo secretário sede Obras e Urbanismo, Wilson Unterkircher Filho, o Cuca, durante visita à Câmara de Sorocaba. Segundo ele, será aberta uma licitação para contratação de uma empresa para fazer o plano.

O valor estimado com a contratação da empresa é de R$ 298 mil. “Mesmo com o encerramento do aterro, a prefeitura fica responsável pelo período de 20 anos pelo local”, explicou Cuca.

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) proibiu que o lixo de Sorocaba seja depositado no local a partir de 5 de agosto deste ano. A área recebe cerca de 500 toneladas de lixo por dia.

Lixo será levado para outro local
O secretário de Obras explicou também que a prefeitura deverá exportar o lixo produzido na cidade. “Para isso será assinado um termo de ajustamento de conduta preparado pela Cetesb, com concordância do Ministério Público”, disse Cuca.

A proposta está sendo analisada pela Secretaria de Negócios Jurídicos da prefeitura. “Depois disso, com a Secretaria de Meio Ambiente, vamos verificar se está tudo de acordo”, esclareceu o secretário de Obras.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, a prefeitura ainda espera que seja aprovado o uso da Fazenda Rios, que fica na estrada do Ipatinga, perto da Flona (Floresta Nacional de Ipanema). “Pedimos uma reconsideração do primeiro pedido negado”, informou Jussara.

Até o final de março deverá ser encerrada a licitação para encaminhar o lixo a um aterro licenciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas