Prefeitura fará licitação para coleta de lixo

Volta Redonda

O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) informou hoje (1) que uma nova licitação será feita para a regularização do serviço de coleta de lixo no município. A decisão foi tomada porque há alguns meses o serviço prestado pela empresa Locanty tem apresentado irregularidades.

– De uns quatro meses para cá, a qualidade caiu muito. A empresa vem sendo multada conforme a lei e tem alegado que a dificuldade de locomoção na cidade tem atrapalhado muito. Mas já vimos que a situação está muito difícil – disse.

Segundo o prefeito, o problema estará resolvido até março do ano que vem. Enquanto isso, a Locanty continuará responsável pela coleta.

– Há interesse de ambas as partes para rompimento do serviço. A nossa intenção é a de que os bons funcionários sejam contratados pela nova empresa. Queremos um acordo amigável. A população é que não pode ser prejudicada, mas hoje, infelizmente, é o que tem acontecido – falou.

A Locanty substituiu a Vega, que não pôde ter o contrato renovado, devido à lei.

– Fizemos um novo projeto baseado no serviço que a Vega prestava, pensamos em caminhões maiores e melhoria na coleta. Diferente de leilões normais, no poder público o que vence é o menor lance. Foram 119 lances e a Locanty ganhou, liguei para todos os municípios onde a empresa prestava serviço e foram unânimes, dizendo que a empresa fazia um serviço de qualidade. Em Volta Redonda começaram razoavelmente, em dezembro do ano passado houve crise por demissões de funcionários, o município ainda deu uma gratificação para que pudesse haver melhoria, mas não adiantou – comentou Neto.

Coleta irregular

Moradores da Rua Pará, no bairro Vila Mury, por exemplo, estão reclamando da irregularidade na coleta de lixo. Segundo eles, o serviço apresenta falhas, desde a troca da empresa.

– Desde a mudança, o serviço começou a falhar. Eles começaram a distribuir panfletos informando os dias que deveriam passar, mas não cumprem – contou a dona de casa Elizabeth Santana.

Ainda segundo os moradores, o recolhimento que deveria ser feito todas as terças, quintas-feiras e sábados não vem ocorrendo corretamente.

– Há duas semanas que não recolhem nada aqui, o caminhão chegou a passar pela rua principal, mas não entrou aqui, não estamos entendendo o que está acontecendo – falou a advogada Sunamita de Oliveira Martins.

Moradores estão preocupados com o mau cheiro no local e os problemas que os lixos expostos podem causar à saúde. Além disso, animais arrastam os sacos de lixo pela rua.

– Estamos com muito problema em relação ao recolhimento do lixo, os animais arrastam tudo e o lixo fica todo espalhado pela rua, faz mal para a saúde, é horrível. Tem moradores colocando o lixo para dentro durante a noite e durante o dia levando para fora novamente, para que não aconteça isso – disse a auxiliar de escritório Lúcia Helena de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas