Prefeitura em MS compra lonas para famílias prejudicadas pela chuva

Processo de licitação foi publicado no DOE desta sexta-feira (15).
Segundo setor de pregão, objetivo é agilizar atendimento aos desabrigados.

Prefeitura em MS compra lonas para famílias prejudicadas pela chuva
Segundo gerente de obras, cratera que ‘engoliu’ rua
tem cerca de 900 metros de extensão
(Foto: Reprodução/TV Morena)

A prefeitura de Naviraí, a 350 quilômetros de Campo Grande, iniciou licitação para compra de telas e lonas, conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (15). O material vai ser destinado às famílias que estão desabrigadas por causa das chuvas que iniciaram no fim de novembro.

O pregão presencial será realizado no próximo dia 28 de janeiro, às 8h (de MS). O formato será registro de preço. Conforme o setor de pregão da prefeitura, esse formato não vai implicar o orçamento, porque o pagamento é feito quando faz a compra.

Além das famílias desabrigadas, a compra também visa ajudar problemas futuros com chuvas. Segundo o setor, como o processo de licitação é demorado, a ideia é deixar tudo pronto para quando for necessária a compra.

Segundo a assessoria da prefeitura, cerca de 16 famílias tiveram que deixar as casas do residencial Vila Alta, por causa de uma cratera que se abriu. Em alguns pontos, o buraco chega a 15 metros de altura.

Nove casas próximas à cratera foram condenadas pela Defesa Civil e os moradores estão em imóveis alugados pela prefeitura. Naviraí está entre os 28 municípios do estado que decretaram situação de emergência.

Prefeitura em MS compra lonas para famílias prejudicadas pela chuva
Chuvas provocaram uma cratera que ameaça as
casas (Foto: Claudia Gaigher/ TV Morena)

Cratera
O município diz que para fechar as crateras é preciso obras de drenagem e pavimentação nos bairros Jardim Paraíso IV e Nova Alta, os mais afetados. Para isso, a prefeitura deve fazer um convênio com o governo do estado. A intenção é firmar parceria para garantir outros serviços em estragos causados pelo excesso de chuva.

A situação piorou no local depois que voltou a chover na região no início de janeiro. Segundo a prefeitura, em menos de uma hora choveu quase 90 milímetros e um carro quase foi levado pela enxurrada na rua Pérsio Antunes, no bairro Harry Amorim Costa.

Além do bairro Vila Alta, outros cinco bairros também foram afetados. Equipes da prefeitura colocaram terra nas crateras para tentar parar a erosão e diminuir o tamanho do buraco, mas o trabalhou foi interrompido depois que voltou a chover. A força da enxurrada levou a terra que tinha sido colocada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas