Fábio Linjardi
A Avenida Brasil perderá o estacionamento do canteiro central – a espinha de peixe – e terá pontos de ônibus em ilhas no meio das pistas, entre o canteiro central e a calçada. O projeto está em fase final e será licitado nos próximos meses. A Secretaria dos Transportes (Setran) também anuncia ter desistido de transformar a Brasil e a Mauá em vias de sentido único, o chamado sistema binário.
Foram três anos de estudos para tentar colocar os carros em um mesmo sentido nas duas avenidas, como já ocorre em quatro vias do eixo norte-sul – São Paulo, Herval, Paraná e Duque de Caxias. Ontem, oficialmente, a toalha foi jogada. “Geraria transtornos em outras vias, não vimos como fazer isso”, diz o diretor e engenheiro de tráfego da Setran, Gilberto Purpur.
A nova estratégia para a Brasil, que, segundo a Setran, vai sair do papel, é instalar pontos de ônibus entre a calçada e o canteiro central, no meio das pistas. A medida acaba com os pontos de ônibus nas calçadas da Brasil.
Ao lado dos pontos das ilhas centrais, com 2,5 metros de largura, haverá faixas de pedestres elevadas, para forçar a redução da velocidade dos motoristas. As ilhas serão possíveis porque o espaço para veículos na Brasil ficará maior, com a remoção das chamadas espinhas de peixe do canteiro central.