Prefeitura de São José lança licitação para revitalizar e construir trapiche na praia de Guararema

Empresas interessadas tem até 4 de janeiro para participar da concorrência; obras devem começar em fevereiro

A praia da Guararema, próxima ao Centro Histórico de São José, foi um dos pontos preferidos pelos banhistas até a década de 1960. Com o passar do tempo, as águas ficaram impróprias, mas o visual não desmereceu. Por isso, hoje é procurada por pessoas que buscam belas paisagens e boa comida. Para incrementar o turismo no balneário localizado no bairro Ponte de Baixo, a prefeitura lançou licitação para construção de trapiche e revitalização da orla. As empresas de engenharia interessadas em concorrer devem entregar os envelopes com as habilitações até as 14h do dia 4 de janeiro de 2016.

Prefeitura de São José lança licitação para revitalizar e construir trapiche na praia de Guararema
Flávio Tin/Arquivo/ND
Construção de uma área de lazer e revitalização do espaço foi um pedido da comunidade

Os trâmites licitatórios devem ser concluídos até o final de janeiro para que a empresa vencedora comece as obras no início de fevereiro, com prazo de cinco meses para o término da revitalização de toda a orla. O projeto foi apresentado aos moradores em uma audiência pública realizada no dia 11 de agosto deste ano.

Segundo o secretário de Projetos Especiais da prefeitura, Rodrigo de Andrade, o objetivo é voltar novamente a cidade para o mar, despertando o interesse da população para a cultura de São José. “Com a obra da Casan na região do entorno da praia da Guararema, esperamos que dentro de alguns anos o mar volte a ser próprio para banho, gerando desenvolvimento econômico para o turismo e gastronomia da região”, salienta Rodrigo de Andrade.

A construção de uma área de lazer e revitalização do espaço foi um pedido da comunidade. Com 77 metros na parte fixa e 36 metros flutuantes, o trapiche será construído com concreto e PVC para garantir a durabilidade e segurança do equipamento, que poderá receber embarcações de pequeno e médio porte, além de facilitar para os pescadores, que terão um espaço exclusivo para guardarem os barcos de pesca.

Estrutura na orla

Na orla da praia, será construído um deck de 150 metros de comprimento e 2,5 metros de largura na extensão da faixa de areia, recuo para embarque e desembarque de transporte marítimo, quadra de vôlei de praia, academia ao livre para a prática de atividades físicas, mobiliário urbano com bancos, mesas e lixeiras, iluminação pública, pavimentação em paver, respeitando as normas de acessibilidade, sinalização e paisagismo.

A prefeitura vem investindo em áreas de lazer para proporcionar mais qualidade de vida aos josefenses. Praças e parques foram reformados e construídos em diversos bairros de São José. A expectativa da prefeitura é de que a revitalização da praia da Guararema fomente o turismo e a gastronomia, gerando empregos e renda para o município, além de incentivar a prática de esportes náuticos e a pesca. Em janeiro, será iniciada a elaboração do projeto de uma área similar para o trapiche no Centro Histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas