Prefeitura de Penedo é contemplada com meio milhão para elaboração do Plano de Saneamento Básico

Prefeitura de Penedo é contemplada com meio milhão para elaboração do Plano de Saneamento Básico

O município de Penedo foi contemplado com R$ 500 mil, para investimento no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira.  A escolha da histórica ‘Cidade dos Sobrados’ ocorreu por seleção, onde disputou com 87 municípios, sendo selecionados 42 inscritos. Para esses, foram destinados pelo Comitê à alocação de R$ 8 milhões.

O aporte via seleção realizada pelo próprio Comitê, será destinado para elaboração do Plano, via licitação, realizada pela Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo (AGB Peixe Vivo). De acordo com Oliveira, diante das dificuldades financeiras dos municípios, a inciativa busca facilitar o investimento na política de gestão e saneamento.

“A elaboração do Plano é uma normatização prevista na Lei 11.445, que torna obrigatório os municípios cumprir. Logo, diante das dificuldades financeiras de alguns, o Comitê resolveu investir e ajudar na política de gestão e saneamento. A proposta principalmente é contribuir com o planejamento de ações futuras no esgotamento sanitário, resíduos sólidos, abastecimento de água e drenagem urbana”, explicou.

Com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), o gestor pode pleitear recursos do Governo Federal para esse fim. “Com o plano em mãos, o Município pode ir buscar recursos em Brasília direcionados para esta área. Para assim, executar e ampliar o seu sistema, para melhor atender a população e reduzir significativamente os impactos ambientais”, acrescentou Maciel Oliveira.

O prefeito Marcius Beltrão comemorou a contemplação de Penedo. “Isso só mostra o comprometimento de Penedo nas questões relacionadas ao Rio São Francisco. A primeira cidade do Baixo São Francisco alagoano a iniciar o esgotamento sanitário foi Penedo. A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) já está em operação, com 100 residências na parte baixa. Conseguimos dar funcionalidade ao projeto, para assim, pleitear recursos no Ministério das Cidades. E com essa contribuição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, facilita ainda mais ir à Brasília lutar por recursos. Penedo agradece, nossa gente e o Velho Chico agradecem”, concluiu o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas