Fornecimento prioritário passará a ser feito por agricultores da cidade.
Capinópolis e Uberlândia ficarão com o que não for produzido localmente.
A Prefeitura de Ituiutaba realizou, nesta quarta-feira (30), a primeira chamada pública e licitação para adquirir alimentos para as redes de ensino do munícipio. Durante o encontro, foi definida que a distribuição será feita por produtores rurais da cidade, que fornecerão alimentos frescos e livres de agrotóxicos, através da agricultura familiar.
A reunião contou com a participação de representantes do Conselho de Alimentação Escolar, do Departamento de Alimentação Escolar, de Cooperativas de Agricultores Familiares, além de agricultores independentes do município.
A prioridade do fornecimento será dada aos agricultores ituiutabanos e, em seguida, para as cooperativas de produtores de Capinópolis e Uberlândia, que dividirão a distribuição dos alimentos que não são produzidos em Ituiutaba, entre eles: cenoura, beterraba, mamão e banana.
Segundo informações divulgadas pela assessoria da Prefeitura, foram destinados R$ 1.281.089,18 para a aquisição de alimentos que serão utilizados no primeiro semestre letivo de 2016. A tabela de alimentos foi idealizada por duas nutricionistas, que selecionaram 32 itens para compor os cardápios das escolas, creches e entidades filantrópicas conveniadas.
Além da chamada pública, a Prefeitura promoveu um processo licitatório com comerciantes da cidade a fim de receber outros alimentos que completam a alimentação dos alunos, como carne, leite, cereais, óleo, margarina, biscoitos, entre outros.