Prefeitura atenderá exigência da Anac

Resende

A Diretoria de Engenharia do Ministério da Aeronáutica (Direng) vai ceder o caminhão de combate a incêndio necessário para a liberação do aeroporto de Resende para os voos que a Trip Linhas Aéreas pretende operar no município. A informação é do secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços da Prefeitura de Resende, Edgar Moreira Gomes. Segundo ele, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve liberar os voos em uma semana, depois que o caminhão chegar ao município.

O coordenador operacional do Aeroporto de Resende, Nélio Sampaio, já havia informado que a única providência que faltava para que seja concedida a permissão para a Trip Linhas Aéreas operar voos a partir de Resende é a obtenção de um caminhão de combate a incêndios, que vai fazer parte de uma brigada que ficará permanentemente no local.
Ainda segundo Nélio, o plano de emergência aeronáutica e o manual de gerenciamento da segurança do aeroporto já foram encaminhados à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ele acrescentou que o plano de emergência aeronáutica e o manual de gerenciamento da segurança do aeroporto já foram encaminhados à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Mais obras

Depois de passar por uma série de obras para se adequar à operação de voos comerciais, o Aeroporto de Resende será reinaugurado no próximo dia 28. Mas, mesmo com a reinauguração e a retomada dos voos comerciais, o aeroporto vai passar por novas modificações, que, de acordo com Edgar Moreira, têm como objetivo torná-lo mais competitivo e seguro para as aeronaves.

A primeira mudança será feita com a ajuda do Ministério da Aeronáutica, que propôs uma parceria para ampliar a pista em 300 metros. Com isso, o aeroporto teoricamente poderá receber aparelhos de maior porte, mas o benefício maior, segundo Edgar, é a segurança: “Mesmo já tendo capacidade para receber os aparelhos que a Trip pretende usar no nosso aeroporto, o fato de ele ter mais pista vai dar uma margem de segurança maior para os comandantes”, afirmou o secretário.

Outra melhoria que será feita no aeroporto, esta com recursos do Profaa, o programa do Ministério da Aeronáutica para apoio aos aeroportos do país, é a instalação de sistemas de balizamento de pista, o que vai permitir pousos e decolagens noturnos. Segundo Edgar Moreira, a verba de R$ 1,8 milhões com esse objetivo já está garantida e a licitação deverá ser feita em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas