Prefeitura aguarda licitação para fazer do Carlos Chagas 100% SUS

Tatiana Santos

Hospital Carlos Chagas ficará à disposição apenas de usuários do SUS
Hospital Carlos Chagas ficará à disposição apenas de usuários do SUS

A Prefeitura de Itabira prepara para os próximos meses a licitação para escolha da nova mantenedora do Hospital Carlos Chagas (HCC). Assim que o processo for concluído, a unidade passará atender apenas usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação é do secretário municipal de Saúde, Reynaldo Damasceno. Após audiência pública nessa segunda-feira, 16 de fevereiro, ele falou à DeFato Online sobre o assunto.
De acordo com ele, a prefeitura está na etapa de qualificação das entidades que participarão do processo. Essa semana, o secretário receberá duas pretendentes que serão avaliadas se estão aptas a concorrer. Assim que esse processo estiver fechado, o edital será liberado e a entidade que sucederá a Funcesi como mantenedora do hospital será escolhida.
Reynaldo explicou que após a instituição ser aprovada, haverá um período de transição, onde as operadoras de saúde suplementar (planos de saúde) deverão se organizar e a assistência será feita em outro local, não mais no HCC. Na avaliação do secretário, a Saúde Suplementar não será prejudicada. Ele acredita na expansão do HNSD para que os usuários de planos tenham mais leitos.
O secretário defende a mudança: “Para quem utiliza o SUS, que já frequentou o Pronto Socorro e muitas vezes não teve leito, é um grande avanço, pois se estará entregando um instrumento público inteiramente à população, aumentando assim o número de leitos disponíveis para a população, não só de Itabira como da região. Apesar da característica de se parecer uma crise, ela vai fazer uma reorganização, permitindo uma organização melhor do sistema”, avalia.
A mudança atende a uma recomendação do Ministério Público, acatada pela Prefeitura de Itabira. Um dos argumentos é que toda e qualquer pessoa, sem distinção, por determinação constitucional, tem direito à saúde e pode ser atendida pelo SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas