Prefeitura adia licitação importante para a Lagoa da Pampulha em 2018

Edital de monitoramento da qualidade da água depois que a despoluição for concluída vai passar por revisão na planilha de custos

Prefeitura adia licitação importante para a Lagoa da Pampulha em 2018
Monitoramento da qualidade da água da lagoa será importante a partir de 2018 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS)

A Prefeitura de Belo Horizonte adiou, sem previsão de retomada, a data de abertura das propostas para uma licitação que será importante para a Lagoa da Pampulha a partir de 2018.

O edital que prevê o monitoramento da qualidade das águas da represa depois que o contrato de recuperação do espelho d’água estiver concluído foi adiado pela necessidade de revisão da planilha de custos. A informação é da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.
A previsão era que as propostas fossem abertas às 14h30 do dia 29 de agosto, mas, com o adiamento, não há nova previsão, segundo a Secretaria de Obras.
Atualmente, existe um contrato em vigor, com investimento de cerca de R$ 30 milhões da PBH, que está garantindo o tratamento da água da lagoa. O consórcio responsável pelo tratamento químico já conseguiu, inclusive, alcançar em três meses resultados previstos apenas para novembro deste ano.
A responsabilidade da empresa vai até dezembro de 2017. Depois disso, a prefeitura espera contar com outra firma para monitorar os resultados e acompanhar a evolução da lagoa, com base no edital que teve o adiamento publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Município (DOM).
O principal objetivo da PBH é reduzir os níveis de matéria orgânica, coliformes, clorofila-A, cianobactérias e fósforo total. Dessa forma, será possível ter uma água que se enquadre nos padrões para a classe 3, de acordo com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Nessas condições, a lagoa poderia receber esportes náuticos, quando o contato com a água é secundário. Segundo a PBH, a obrigação do consórcio é de alcançar os padrões de classe 3 apenas em novembro, mas os índices de coliformes, matéria orgânica e clorofila-A já se enquadraram nesse intervalo em maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas