Prefeitura abre edital para execução da segunda creche no Vista Bela

O edital para que empresas se candidatem para iniciar a obra do segundo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do residencial Vista Bela, na Zona Norte de Londrina, deve ser aberto nesta sexta-feira (8). O documento se refere à execução de projetos complementares da obra, como instalações elétricas, hidráulicas, entre outras. A etapa seguinte será a chamada pública para desenvolvimento do restante da creche.

Construído pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), o residencial foi entregue em 2011 e possui 11 mil habitantes. No bairro há duas obras públicas: uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um CMEI, que atende cerca de 160 crianças.

Devido a demanda, a construção de um terceiro CMEI já foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e deve ter o edital de projetos complementares aberto em breve. As duas obras serão implantadas no Residencial Moradas de Portugal e devem atender as crianças do Vista Bela.

Escola

Além dos CMEIs, a chamada pública para construção da primeira escola municipal no conjunto está prevista para agosto. O projeto prevê uma escola de ensino integral com 30 salas para atender alunos do 1º ao 5º ano. “A escola foi projetada pela equipe técnica da secretaria e aprovada pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] para atender 1.050 crianças em período integral”, diz a diretora de estrutura física da Secretaria de Educação Municipal.

No ano passado uma empresa havia vencido a licitação para construção da escola, porém desistiu porque a demora dos repasses do Governo Federal desatualizaram os valores acordados. “A Caixa Econômica Federal demorou para confirmar que tinha recursos e, quando confirmou, o valor oferecido para a empresa estava distante da inflação”, conta a secretária de educação do município, Janet Thomas.

O projeto foi readequado e as CMEIs, que antes estavam inclusas nele, foram desmembradas do documento. Agora, os recursos da Caixa Econômica Federal serão destinados exclusivamente para a escola, enquanto as CMEIs ficarão com os repasses do MEC. Segundo a secretária, a previsão é de que tanto os CMEIs, quanto a escola municipal sejam finalizados em 2017 e comecem a atender os alunos em 2018.

Por enquanto, os estudantes do ensino fundamental residentes no Vista Bela se deslocam para escolas de outros conjuntos. “As crianças estão sendo atendidas em unidades próximas, além disso os estudantes do Vista Bela que estão no ensino fundamental têm transporte público gratuito e, para evitar que façam duas viagens ou não façam o contraturno nas escolas, nós estendemos o turno deles para sete horas e oferecemos uma refeição na unidade de ensino”, explica a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, vereadora Sandra Graça (PRB).

A instalação de novas unidades de ensino no conjunto Vista Bela foi discutida em reunião realizada nesta segunda-feira (4) entre a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Londrina (CML) e a secretária de educação.

Pesquisa

Um relatório apresentado na última semana pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com a Pontíficia Universidade Católica (PUC-PR), aponta o bairro Perobinha, do Vista Bela, como a residência do maior número de adolescentes que cometem atos infracionais. Um dos motivos apontados no documento é de que “além de isolado fisicamente, o residencial foi implantado sem a previsão de áreas para equipamentos e serviços urbanos e sociais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas