Da Redação – Kelly Martins
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), informou hoje que deverá lançar até o dia 31 deste mês o edital de licitação para a contratação da empresa que será responsável coleta de lixo na capital. Atualmente os trabalhos de coleta vêm sendo feito através de um contrato emergencial firmado com a empresa Qualix Serviços Ambientais LTDA desde 2005, sendo que o último processo licitatório foi suspenso por uma decisão judicial.
Com a saída de Josué de Souza da Secretaria de Infraestrutura, o cargo será ocupado por Euclides dos Santos, que se filiou ao PSDB e será o responsável por coordenar o processo licitatório. Sua posse está agendada para a sexta-feira (10).
Os contratos emergenciais entre a Qualix e a Prefeitura de Cuiabá foi alvo de muita polêmica e chegou a virar objeto de investigação em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores, no último ano. O argumento era de que a empresa não estaria atendendo as exigências contratuais e ainda utilizava equipamentos de forma irregular.
Por outro, Wilson Santos nega qualquer irregularidade tanto nos contratos como nos trabalhos desenvolvidos pela Qualix durante quatro anos. A contratação em caráter emergencial se deu após o prefeito romper o contrato com a Marquise, que chegou a ser contratada da mesma forma, sem licitação, na gestão do ex-prefeito Roberto França (sem partido).
A empresa recebe por mês R$ 1,5 milhão para realizar o serviço de coleta e foi uma das maiores doadoras da campanha de Wilson, na eleição de 2004. Entretanto, o chefe do executivo municipal alega que teve uma economia de R$ 12 milhões aos cofres públicos, pois passou a pagar um valor menor na coleta do lixo.