Prefeito autoriza licitação de nova etapa de obras da Marechal Floriano

A recuperação da via, uma das obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, está sendo feita em etapas.
30/11/11 às 18:42 | Redação Bem Paraná, com PMC

O prefeito Luciano Ducci autorizou nesta quarta-feira (30) a licitação de mais uma etapa de revitalização da avenida Marechal Floriano Peixoto, com obras entre o Terminal do Carmo até o terminal do Boqueirão, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa. O edital de licitação será publicado nesta quinta-feira (1º).

A recuperação da via, uma das obras de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014, está sendo feita em etapas. A primeira delas, quase em fase final, é feita com recursos da Prefeitura, no trecho entre a Linha Verde até o Terminal Carmo.

A primeira obra do PAC da Copa licitada é a Linha Verde Sul, numa extensão de 1,7 quilômetro, da altura do terminal do Pinheirinho até a Issac Ferreira da Cruz, com a estação Winston Churchill de integração do transporte coletivo. A licitação está em fase de análise para depois ser assinada a ordem de serviço.

As obras deste segundo trecho da Marechal Floriano fazem parte de um pacote de R$ 33 milhões, dentro do PAC da Copa, que serão executadas, em etapas, até a divisa com São José dos Pinhais. Com a soma dos recursos municipais e federais, a Marechal Floriano terá cerca de oito quilômetros revitalizados.

Além da recuperação de vias e novas calçadas com iluminação especial para pedestres, a avenida terá uma ciclofaixa definitiva para deslocamentos diários de estudantes e trabalhadores. A obra também inclui nova sinalização de trânsito e drenagem em alguns pontos da avenida.

Na outra etapa será alargado o viaduto do trilho do trem e construída a canaleta do expresso até a divisa com São José dos Pinhais, criando assim a possibilidade de no futuro levar o expresso até o município vizinhoA previsão é de que as obras dessa etapa da Marechal Floriano sejam concluídas até setembro de 2012.

Ciclofaixa – A nova ciclofaixa da Marechal Floriano Peixoto, que terá o início das obras em novembro, vai possibilitar a ligação de três municípios da Região Metropolitana: São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande, passando pelo Centro e pelo extremo Sul de Curitiba. A pista exclusiva para ciclistas, ao lado da canaleta do expresso, terá cor diferenciada, sinalização especial e iluminação.

Para fazer a integração com municípios vizinhos, partindo do Boqueirão, próximo do limite com São José dos Pinhais, quem usar a ciclofaixa sentido Centro, por exemplo, poderá acessar também a ciclovia compartilhada da Rua Aluizio Finzetto, seguindo pelas ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo, Mariano Torres para chegar ao Centro.

Seguindo adiante, o ciclista poderá ir até a Barreirinha pelas ciclovias já existentes, e chegar à divisa de Almirante Tamandaré. É um trajeto de 18,3 km de extensão.

No sentido sul, a partir do terminal do Carmo, pela ciclofaixa, o ciclista poderá utilizar as calçadas compartilhadas da Waldemar Loureiro de Campos e da Francisco Derosso em direção à nova ciclovia da Eduardo Pinto da Rocha. Lá chegará às calçadas compartilhadas da Nicola Pelanda, no Umbará, podendo fazer a conexão com a estrada municipal Fazenda Rio Grande até a divisa com o município vizinho no extremo sul, num percurso de 15,5 km.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas