Pouso Alegre e São Lourenço pretendem privatizar aeroportos

Ambas as prefeituras alegaram falta de recursos para manter as estruturas dos aeroportos

Pouso Alegre e São Lourenço pretendem privatizar aeroportos
Aeroporto de São Lourenço

Os aeroportos de São Lourenço e Pouso Alegre podem ser administrados por empresas privadas. A razão é a falta de recursos. O secretário de governo de São Lourenço, Luís Claúdio de Carvalho, disse que o setor público condições financeiras e estruturais para cuidar do aeroporto.

Carvalho explicou que o aeroporto Comandante Luiz Carlos de Oliveira é do ano de 1935 e não tem espaço para ampliação da pista. “O aeroporto já teve voos regulares. Só que, hoje, só recebe voos panorâmicos”, falou. O terminal pode abrigar pequenas aeronaves e até uma escola de aviação. Atualmente, o aeroporto de Caxambu atende a região.

Pouso Alegre e São Lourenço pretendem privatizar aeroportos
Aeroporto de Pouso Alegre precisa de reformas

As prefeituras de São Lourenço e Pouso Alegre, que administram seus terminais regionais, fizeram o requerimento de anuência prévia para a concessão de seus aeroportos, informou a Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Os municípios já fizeram os pedidos, no entanto, a autorização não foi publicada ainda no “Diário Oficial da União”, já que há pendências de documentos. Após todas as exigências, a autorização pode ser concedida em 30 dias.

Já em Pouso Alegre, o aeroporto é administrado pela prefeitura. O executivo explicou ainda que deve fazer parte do projeto do aeroporto de cargas internacional. O objetivo é que o mesmo parceiro privado seja responsável pelos dois terminais. Neste momento, Pouso Alegre conta com um aeroporto inaugurado em 1956. Ele opera no período diurno, com capacidade para receber aeronaves de até 50 passageiros. Há cerca de dez anos o terminal não recebe voos comerciais.

Investimento chega a R$ 1 bi

A prefeitura de Pouso Alegre quer realizar a construção do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros Padre Senador José Bento Leite Ferreira de Mello, por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Para a iniciativa sair do papel, é necessário recursos privados de R$ 542 milhões a R$ 1 bilhão.

Audiência públicas já foram realizadas. A abertura de licitação para empresas interessadas em investir no empreendimento deve acontecer o mais rápido possível.

A localização do aeroporto internacional de cargas é na zona rural de Pouso Alegre, perto dos bairros Curralinho e Fazendinha. O local tem cerca de 5 milhões de metros quadrados.

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