Polícia procura quadrilha que frauda compra de material hospitalar.

Fraude foi descoberta no Hospital Salgado Filho, no Méier.
Polícia Civil cumpre 15 mandados de busca e apreensão.

Do G1 e RJTV

Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP) realizam desde a madrugada desta quinta-feira (15) uma operação para desarticular um grupo responsável por fraudes na área de saúde no Rio. Ao todo, a polícia pretende cumprir 15 mandados de busca e apreensão nas residências, consultórios, empresas dos suspeitos.

De acordo com a polícia, a quadrilha forjava documentos referentes à compra de material médico, como espirais de platina, usadas em cirurgias para conter aneurismas cerebrais, no Hospital Salgado Filho, no Méier, na Zona Norte.

Segundo a polícia, a investigação mostrou que o grupo é formado pelo dono da empresa que representa o fabricante do material, o gerente geral da empresa, um médico responsável pelo controle de compras do hospital, um vendedor, o chefe e o assistente do setor de neurologia do hospital, entre outras pessoas.

A quadrilha fraudava o prontuário médico de pacientes que se curavam espontaneamente do aneurisma, dizendo que nele tinham sido implantadas as espirais de platina. Com isso, a quantidade de material comprado sem licitação aumentava muito. O grupo ficava com 15 a 25% do valor de cada espiral comprada pela prefeitura.

A prefeitura pode comprar sem licitação até 12 espirais. Mas para que um único paciente necessite de tantas espirais, é preciso que ele tenha um aneurisma muito grande. Segundo levantamento feito pela polícia, em praticamente todos os procedimentos feitos no Salgado Filho eram implantadas 12 espirais em cada paciente.

A delegacia já identificou pelo menos três pacientes que fizeram todo o procedimento cirúrgico, mas que não tiveram o material implantado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas