Polícia Federal faz operação contra quadrilha que fraudava licitação em municípios fluminenses

Uma operação para desarticular uma organização criminosa que atuava em municípios do interior fluminense foi desencadeada hoje (27) pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Estadual.
Por Bagarai, com informações da Agência Brasil
Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Uma operação para desarticular uma organização criminosa que atuava em municípios do interior fluminense foi desencadeada hoje (27) pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Estadual. Foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão com objetivo de reunir provas de crimes de fraude em licitação, peculato, formação de quadrilha e até de compra de votos. Estão sendo investigados prefeitos, vereadores, servidores e empresários.
Segundo o chefe da Polícia Federal em Macaé, delegado Elias Escobar, a investigação foi iniciada há cerca de um ano, e teve como foco da atividade ilícita no município de Silva Jardim, no interior do estado, mas a organização tem representantes em Araruama, na Região dos Lagos; em Casimiro de Abreu e em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.
“A atividade principal da quadrilha é fraudar licitações, que no jargão popular é conhecido como ‘carta marcada’. Essas licitações são fraudadas, e determinadas empresas vencem as licitações. Os concorrentes estão cientes que não vão vencê-las. Assim eles entabulam os contratos com o Poder Público”, disse.
Durante a operação foram apreendidos diversos documentos, cheques, contratos, anotações, dinheiro e computadores, que serão encaminhados para a perícia a fim de verificar o seu conteúdo.
De acordo com Escobar, com as eleições municipais, a quadrilha também começava a operar nessa área. “Agora, época das eleições, eles começaram também a captar recursos financeiros para serem empregados na eleição, na compra de votos”, declarou.
Até o momento, 27 participantes do esquema ilícito já foram identificados. Dentre eles, nove empresários, três vereadores e três secretários municipais de Silva Jardim.
Edição: Aécio Amado

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas