Poços de Caldas quer retomar trem turístico

O trem turístico que funcionava entre Poços de Caldas, no Sul de Minas, e Águas da Prata (SP) na década de 1990, através da Linha Férrea Mogiana, poderá ser reativado em breve. O governo federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cedeu oficialmente a ferrovia para a gestão do município. Agora, a prefeitura está autorizada a realizar obras com o objetivo de implementar o projeto do sistema viário, que deverá totalizar investimentos da ordem R$ 12 milhões.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Rômulo Vilela Filho, desde o início da administração, o município busca recursos para viabilizar a reativação do trem turístico em Poços de Caldas. Segundo ele, o projeto de reativação do trem é de grande relevância para o fomento do turismo na região.
“Serão nove quilômetros de via, totalizando 18 quilômetros de passeio, restando as memórias e o passado da cidade. Com certeza será um projeto muito bem-aceito, aos mesmos moldes de alguns já existentes outras regiões do Estado, como Rio Acima, São João del-Rei, Tiradentes, entre outros”, avalia.
O município já contratou estudo de viabilidade técnica e o projeto se encontra na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) para avaliação e liberação dos recursos. Conforme Vilela Filho, a ideia é licitar a obra para que uma empresa especializada possa fazer a aquisição dos materiais e a construção da via. “São estimados aproximadamente R$ 12 milhões para aquisição dos trilhos, dormentes e toda reconstrução da ferrovia”, diz.
Concomitantemente, de acordo com ele, será selecionada uma empresa para operar o equipamento turístico. “Nesse caso, a empresa será obrigatória a proporcionar todo o material rodante, incluindo a locomotiva a vapor e os vagões”, explica. Em relação aos prazos, o secretário afirma que a meta é realizar as licitações em março do ano que vem para que até o final de 2016 o trem já esteja em operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas