Pirambu e Inace são inadequados para estaleiro.

Noticiário cotidiano – Indústria naval e Offshore

NATINHO RODRIGUES

O governo do Estado mantém a peregrinação para divulgar e buscar apoio da sociedade ao projeto de instalação do estaleiro Promar Ceará na Praia do Titanzinho. Convidado pela Associação dos Jovens Empresários do Ceará (AJE), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Antônio Balhmann, voltou, ontem, a defender a tese de implantação do empreendimento no Serviluz, e aproveitou a oportunidade para responder à declaração da prefeita Luizianne Lins, dada na última quarta-feira, no programa Sua Manhã, da TV Diário, de que o estaleiro é um “trambolho”.
“Trambolho é a mazela social, a situação de pobreza em que vive a comunidade do Titanzinho”, reagiu Balhmann, admitindo que “esse (reduzir as mazelas) é um desafio de todos”, da Prefeitura, do Estado e da sociedade civil organizada.
Justificativa
Para um grupo de jovens empresários, ele explicou porque o Titanzinho é a “única área disponível” para instalação do estaleiro e buscou desqualificar os argumentos apontados por representantes da Prefeitura Municipal, contrários ao equipamento. Para ele, à exceção da extinção da área de surfe, “nenhum argumento dos que são contrários ao estaleiro se sustenta”.
Ele confirmou presença na reunião do próximo dia 5, entre Cid Gomes e Luizianne Lins, e com parte dos secretários de ambos os executivos para discutir o estaleiro.
Não confirmou que já haja entendimentos entre os dois, mas disse que “os ajustes serão construídos pelas duas equipes sob a liderança do governador e da prefeita”.”O importante é não perdermos o projeto do estaleiro”, salientou.
Pirambu e Inace
Questionado sobre a possibilidade o empreendimento ser construído em outro local, Balhmann disse que a Inace (Indústria Naval do Ceará), no Poço da Draga, é um estaleiro muito pequeno, para os propósitos dos investidores e sócios, a STX Europe e a PJMR.
“A Inace pode até ter condições para construir gaseiros, mas o que os investidores querem é produzir plataformas, que custam US$ 1 bilhão, cada”, exclamou o titular da Adece, ao informar que, em breve, a Petrobras estará anunciando licitação para construção de 16 plataformas. Para ele, a praia do Pirambu segue as mesmas características da área onde está inserida a Inace, além do que já “há outros planos para a região”.
Nova polêmica
Balhmann não disse quais, mas deixou transparecer que poderá ser outro projeto polêmico. “Lá na frente, vamos brigar de novo”, resumiu o executivo, sem dizer com quem será a briga. Já o Porto do Pecém seria fundo demais para ser aterrado.
Apoio
Para o coordenador geral da AJE, Allan Sankey, a entidade aprova qualquer empreendimento que venha a promover o desenvolvimento social e econômico do Estado, mas desde que não traga prejuízos para o meio ambiente e para a sociedade.
IAB se manifesta hoje
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE) apresenta às 10 horas de hoje, um relatório dos estudos realizados sobre a instalação do estaleiro no Titanzinho. A apresentação será realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará. O relatório será apresentado pelo presidente do instituto, Odilo Almeida Filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas