PF faz operação para apurar fraude de R$ 9,9 milhões em Mato Grosso e Brasília.

TV Centro América

CUIABÁ – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, uma operação para investigar supostas irregularidades em licitações e contratações feitas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) de Mato Grosso. A operação Cartilha foi realizada em Cuiabá e em Brasília e o prejuízo causado pode chegar a R$ 9,9 milhões. A fraude teria ocorrido entre os anos de 2002 e 2010.

O inquérito policial instaurado em 2009 com base em relatório de auditoria da Controladoria-Geral da União em Mato Grosso apura aquisições de cartilhas e manuais destinados à execução do programa “Agrinho” e do “Programa de Formação Rural e Promoção Social”, ambos de responsabilidade do Senar/MT.

De acordo com a PF, as investigações indicam que contratações de entidades sem fins lucrativos visavam, na realidade, ao favorecimento de empresas do ramo gráfico em Brasília, sendo estas as reais recebedoras dos pagamentos originados de contratações sem licitação e com indícios de superfaturamento.

No total, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão com a participação de técnicos da CGU. Quatro mandados foram cumpridos em Brasília e um em Cuiabá. O material apreendido será analisado pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União na capital mato-grossense.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição criada em 1991, para organizar, administrar e executar a formação profissional do trabalhador rural. É vinculado ao Ministério da Agricultura e tem, como primeira fonte de renda, as contribuições de 2,5% sobre a remuneração paga aos empregados nos ramos agroindustriais, agropecuários, extrativistas e cooperativistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas