Pesquisas avaliam compras públicas em Minas Gerais

BELO HORIZONTE – A maioria dos empreendimentos de pequeno porte de Minas Gerais (89,7%) nunca vendeu para o setor público…
BELO HORIZONTE – Há muitos benefícios e estímulos oferecidos às micro e pequenas empresas (MPE) para participar de licitações. No entanto, a maioria dos empreendimentos de pequeno porte de Minas Gerais (89,7%) nunca vendeu para o setor público. Os dados são da pesquisa Empresas que não vendem para o governo, realizada pelo Sebrae no estado e pelo governo local com 408 empresários.
O estudo avaliou os processos de compras das MPE nos dois últimos anos (2010/2011) e mostrou ainda que a maioria dos empresários (73%) tem interesse de vender para o governo. Os que participam de licitações apontam como principais vantagens a possibilidade de ampliar o mercado consumidor e o grande volume de compras realizado pelo setor público.
Já os empresários que não vendem para o governo apontam como principais motivos o temor em relação ao atraso no pagamento; o desconhecimento das regras e o excesso de documentos exigido em licitações. Do total de entrevistados, 76,2% nunca buscaram informações sobre compras públicas; 45,1% não sabem se esse setor compra os produtos/serviços que eles oferecem; 64,7% não conhecem as formas e regras para vender a órgãos públicos e 61% desconhecem benefícios que as MPE dispõem.
A Seiead atua na prestação de serviços de informática e garante 90% de seu faturamento vendendo para o governo. “Não vejo dificuldade em participar de licitações. É preciso ler o edital com atenção e estar com a documentação em dia. E não temos problema com atraso ou falta de pagamento. Trabalho com licitações desde 2002 e vejo que os atrasos só acontecem quando a empresa não mantém sua documentação atualizada”, afirma o diretor comercial da empresa, Anderson Braz.
O estudo Avaliação sobre Compras Governamentais do Estado de Minas Gerais será reapresentado ao público V Fomenta Nacional, que tem início nesta segunda (19) e segue até quarta-feira (21) no Minascentro.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas