Perímetro urbano poderá ter até 100 lombadas eletrônicas.

Para atender o aumento na frota de veículos a Secretaria de Transportes promete de pequenas mudanças, como pintura de faixas de segurança, até a implantação de um projeto viário completo

A Secretaria de Obras e Transportes de Bento está preparando uma série de investimentos para este ano. Algumas mudanças já estão em curso, outras serão efetuadas em breve e outras serão efetuadas até o fim deste ano. A Gazeta foi ouvir o diretor do departamento de Trânsito, Pedro Soliman, sobre estas novidades.
Os primeiros investimentos serão da ordem de pintura de sinalização horizontal, com a pintura de faixas de segurança e a colocação de tachões nas pistas. “Estamos em fase final de licitação e, em breve, iniciaremos a pintura das ruas”, destaca Soliman. Além disso, mais de 4 mil tachões estão sendo adquiridos para a colocação nas ruas. São três tipos de material que serão utilizados para separar as vias e delimitar os espaços, assim como rótulas, entre outros.
Soliman também anunciou a aquisição de, pelo menos, mais quatro viaturas para o Departamento Municipal de Trânsito (DMT). “Os veículos que utilizamos estão com 10 anos de uso e estão gerando muita manutenção. Vamos adquirir mais três em um primeiro momento e, posteriormente, mais um. Das viaturas que possuímos, a S10, utilizada na sinalização, terá apoio de uma Courier. A Divisão de Cemitérios também não possui um veículo próprio. Muitas vezes utilizamos veículos particulares para atender a demanda”, avalia o diretor.
O material dos quatro mil tachões é reflexivo, autolavável, suportam até cinco toneladas de peso. “O material é criação de uma pessoa de Caxias e apesar de serem um pouco mais caros, o custo-benefício é baixo, pois aumenta a luminosidade e a sinalização das ruas da cidade, gerando maior segurança” avalia. Mais 400 novas placas de trânsito serão instaladas, além de reforma de outras 400 em que serão aplicados adesivos que teriam mais durabilidade. Ainda serão adquiridas duas máquinas para pintura de ruas. Uma motorizada, que custa cerca de R$ 100 mil e outra manual, que vale em torno de R$ 20 mil.
Pontos de ônibus e de táxis também receberão estruturas novas. Mais 50 pontos de ônibus serão instalados, nos moldes dos atuais, com algumas melhorias. “Colocaremos assento de madeira nos novos e nos antigos, para melhorar o conforto dos usuários e colocaremos painéis para informarmos as rotas e os horários das linhas nas paradas, facilitando o transporte da população e dos turistas”, salienta Soliman. Os 90 taxistas de Bento receberão 30 abrigos em seus pontos, nos mesmos moldes das paradas de ônibus, mais fechados, para garantir melhor proteção às intempéries.
As ruas receberão placas de identificação com o nome, também nos padrões das já existentes. Serão mais de mil placas indicando o nome das ruas.
Estudo do trânsito
De acordo com Soliman, os estudos sobre o trânsito de Bento estão prestes a sair do papel. Foram três trabalhos realizados nos últimos anos que, unidos, resultarão em um projeto que deverá ser posto em prática. O trabalho de implantação será em etapas e contará com a consultoria de um arquiteto da Famurs, assim como a equipe do Ipurb.
Entre as alterações a médio e curto prazo estão previstas a instalação de 65 lombadas eletrônicas – número que poderá chegar a 100, conforme a necessidade. “Após um estudo, será feita consulta à comunidade, conselho de trânsito, imprensa e escolas, para garantirmos a participação da comunidade na definição. A princípio, seriam lombadas com captura de imagem dos possíveis infratores e locais próximos das escolas serão priorizados”, informa Soliman. Segundo o diretor, as primeiras lombadas seriam instaladas nos locais onde existem quebra-molas, em substituição a estes mecanismos.
Outra ação do estudo do trânsito será a melhoria nas sinaleiras, alteração do terminal de ônibus, mudança em sentidos de ruas e outras intervenções, em um primeiro momento. “Faremos levantamento do fluxo de veículos nas ruas e sinaleiras para verificar as mudanças necessárias. As sinaleiras foram programadas conforme a realidade do município em 98, 2001 e 2003, mas sabemos que a frota tem aumentado consideravelmente”, avalia.

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