Pequenas empresas de Rondônia são as que mais participam de licitação

A Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Rondônia atua com a finalidade de incentivar as lideranças públicas a implantarem políticas que fortaleçam o empreendedorismo e o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas.

O Estado de Rondônia favorece essa atuação e conforme os dados fornecidos pela Superintendência de Licitações de Rondônia (Supel) e pelo Departamento de Comunicação (Decom), nos últimos quatro anos foram realizadas 2.973 licitações, sendo que destas, 74% na modalidade de pregão eletrônico (2.214).

Outro fator positivo é a participação das Micro (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), que contrataram cerca de R$ 1,03 bi, representando 37,5 % dos contratos, “enquanto que a média nacional é de 25%”, afirma Marcio Gabriel Superintendente da Supel.

No caso do Sebrae em Rondônia, em 2014 foram realizadas 35 licitações, sendo que do total de empresas participantes 22 eram MPE, tendo seu valor contratado de R$5.512.405,28, que representou 81% do valor total contratado.

A implementação da Lei Geral das MPE, Lei Complementar 123/2006, tem sido um dos maiores propósitos do Sebrae nos municípios de Rondônia. Este trabalho tem por objetivo proporcionar uma maior participação das micro e pequenas empresas nas licitações, colaborando para o desenvolvimento local e regional.

Ao tempo em que são realizados diagnósticos de implantação da Lei Geral; construção de planos de ação; acompanhamento das ações dos planos e apresentação de resultados, Rondônia já possui 17 municípios que têm a Lei Geral implementada. Com a noção clara de que o número de municípios com a Lei Geral precisa crescer, o Sebrae em Rondônia vai dinamizar ações que façam aumentar, ainda mais, o número de MPE que possam participar das compras governamentais.

Para acelerar esse processo em nosso estado disse Liliane Cougo Dionísio, Gerente de Políticas Públicas do Sebrae/RO: “Vamos realizar dois Encontros do Fomenta – Oportunidades para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O evento dissemina os benefícios previstos em lei para pequenos negócios fornecerem aos governos e tem na programação palestras e cursos que ensinam os pequenos negócios a aproveitar as oportunidades das compras públicas”.

Fonte: Assessoria/Cristiano Borges Rodrigues
Postado por Ítalo Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas