Pedido urgente: a compra de um fogão de quatro bocas para o Palácio da Alvorada

Pedido urgente: a compra de um fogão de quatro bocas para o Palácio da Alvorada

Em dezembro passado, o gabinete de Dilma apresentou um pedido urgente: a compra de um fogão de quatro bocas para o Palácio da Alvorada, residência onde Dilma mora com a mãe e a tia.
A Presidência não explica exatamente onde o fogão foi instalado, mas supõe-se que não tenha sido na cozinha do Alvorada –que fica no subsolo do palácio.
O processo de aquisição do fogão ganhou o carimbo de “urgente” e pedido de “menor prazo possível” para “atender as necessidades do gabinete pessoal da presidente”. Conscientes da fama da chefe na hora de não ver ordens expressas cumpridas, os servidores levaram quatro dias para fazer a compra.
O efeito colateral ficou na conta do governo: o fogão custou R$ 2.500 numa loja de um centro comercial decadente do Distrito Federal, em média 30% a mais do que é cobrado nas quatro principais empresas de varejo de Brasília via internet e com frete.
Acompanhado de foto, o fogão foi especificado pelo gabinete presidencial: Electrolux Celebrate, quatro bocas, com timer, grill e forno duplo. Um modelo “resistente e bonito”, diz o memorial.
O pedido da compra foi formalizado em 11 de dezembro do ano passado e a nota fiscal emitida em 14 de dezembro –a data de aniversário de Dilma, que festejou seus 65 anos numa viagem a Moscou.
A pressa também justificou a modalidade da compra. “Considerando a urgência da aquisição, formalizamos a dispensa de licitação”, registra o processo. Amparada pela lei que dispensa a licitação de compras até R$ 8.000, a Presidência optou por uma consulta simples de preços sem, contudo, especificar no processo o critério para selecionar as empresas.
A consulta não é obrigatória, mas decreto assinado pelo então presidente Lula em 2005 sugere que, em caso de dispensa de licitação, seja usado o sistema de cotação eletrônica. Isso não foi feito. ( Folha de São Paulo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas