Parentes de pacientes fazem mutirão para limpar hospital em Palmas

Hospitais públicos da capital estão sem limpeza por causa de greve.
Funcionários também reclamam que estão sem alimentação.

Parentes de pacientes fazem mutirão para limpar hospital em Palmas
Lixo estava acumulado no Hospital Infantil de Palmas (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

As mães de pacientes internados no Hospital Infantil de Palmas fizeram um mutirão para limpar a unidade nesta quarta-feira (17). Isso acontece porque os funcionários da empresa responsável pela limpeza do local estão em greve desde o dia 8 de fevereiro.

Segundo pacientes, a situação é a mesma no Hospital Maternidade Dona Regina. No Hospital Geral de Palmas, o lixo retirado se acumula ao lado da unidade. Além destes problemas, quem trabalha nas unidades reclama que apenas os pacientes estão recebendo alimentação.

Parentes de pacientes fazem mutirão para limpar hospital em Palmas
Lixo empilhado na parte externa do HGP
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

“Tenho que fazer a limpeza, lavar banheiro, catar o lixo do chão. Estou trazendo lençol da minha casa porque os lençóis aqui estão imundos”, disse Sara dos Santos, que tem um filho internado no Hospital Infantil.

“As mães se juntaram porque não estavam mais aguentando a sujeira. O odor estava horrível de fraldas e restos de comida de ontem”, contou Soriane Nunes.

Os problemas acontecem porque os funcionários da empresa Litucera, responsável pela limpeza interna e alimentação, e da Eco Serviçe, que recolhe o lixo e faz o descarte, estão em greve. Eles pedem o pagamento de salários atrasados.

Apenas 30% dos serviços estão funcionando. “Praticamente tudo paralisou. A gente está com o salário atrasado e só vamos voltar a trabalhar quando estiver tudo em dia”, afirmou um funcionário.

Respostas
A Secretaria de Estado da Saúde disse que o pagamento da empresa responsável pelos serviços de coleta de lixo nos hospitais estaduais está previsto para esta quinta-feira (18) e “que está negociando para que a empresa volte as atividades normais imediatamente.”

A Sesau disse ainda que o contrato com a Litucera, responsável pelos serviços de limpeza, alimentação e lavanderia, está sendo revisto e uma nova licitação deve ser realizada.

Sobre a alimentação, a pasta afirmou que “está negociando para que a empresa retorne imediatamente as refeições variadas para acompanhantes e servidores, além da manutenção dos serviços regulares de limpeza e lavanderia.”

Por fim, disse que mais de 50% da dívida do mês de dezembro de 2015 já foi paga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas