Parceria público-privada lança programa em Pernambuco.

A Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE) e a prefeitura de Recife firmam parceria em favor da expansão do Turismo de Eventos, Negócios e Incentivo voltado para a Copa do Mundo.

Com o objetivo de preparar o trade para toda a movimentação gerada durante o Mundial, a empresa pernambucana Doiss Consultoria desenvolveu o projeto “Pernambuco Bom Para o Seu Negócio”, que será lançado amanhã, dia 30, pela ABIH-PE, com patrocínio do Sebrae-PE e da Prefeitura do Recife, e o apoio da Trend Operadora e da Associação Brasileira de Agências de Viagens Coorporativas (Abracoorp).

A diretora da Doiss e coordenadora da ação, Samira Pavesi, afirma que diversas pesquisas apontam para o crescimento deste segmento, razão pela qual originou a iniciativa. “O projeto surge para completar uma lacuna existente no turismo local: apresentar o Estado como sendo o destino preferencial para que as grandes empresas realizarem seus eventos (convenção de vendas, lançamento de produtos, treinamentos, encontros profissionais entre outros) e viagens de incentivo.”

O presidente da ABIH-PE, José Otávio Meira Lins, ressalta a necessidade de incrementar a ocupação hoteleira, de modo que mantenha os 60 mil leitos do Estado ocupados durante todo o ano. “Foi de olho nesse cenário que resolvemos unir as forças e montar uma estratégia. Com ela, atrairemos, desde já, grupos nacionais e estrangeiros por meio de pesquisas, visitas e treinamentos junto às empresas responsáveis pelo Turismo de Eventos, Negócios e Incentivo no Brasil. Queremos também incrementar mais ainda a ocupação hoteleira, mantendo os 60 mil leitos do estado utilizados durante todo o ano.”

Para Meira Lins, que também ocupa o posto de presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, a estratégia irá colaborar também com a descentralização da oferta turística por meio da apresentação de novas rotas e roteiros e do estímulo ao consumo de novos produtos turísticos do Estado. “Fora isso, haverá geração de emprego e renda para os pequenos e micro empresários do setor.”

O “Pernambuco Bom Para o Seu Negócio” possui o investimento total na ordem de R$ 2,8 milhões. A ação segue até dezembro de 2013 e será dividida em etapas. Haverá, primeiramente, a realização de uma pesquisa sobre as necessidades do setor de eventos coorporativos e viagens de incentivo no Brasil, por meio de visita as 100 maiores agências de viagem coorporativas e agências de marketing e incentivo do País.

O levantamento identificará, por exemplo, se determinada empresa premiou algum colaborador com viagem para a Copa do Mundo da Fifa, realizada na África do Sul. Em posse desse banco de dados, todas as empresas indicadas receberão uma caixa com presentes alusivos a Pernambuco. Durante todas as etapas, o projeto pretende trabalhar cerca de 500 empresas, dos mais variados seguimentos (laboratórios, bancos, montadoras, distribuidoras, alimentos/bebidas, petróleo e gás e logística).

O superintendente do Sebrae em Pernambuco, Nilo Simões, explica que o projeto fortalecerá toda cadeia produtiva do setor turístico como hotéis, resorts e pousadas, prestadores de serviços para realização de eventos, agentes de viagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos, produtores culturais, centros de artesanato, artistas plásticos, centro de convenções e eventos, casas de espetáculos e shows, bares e restaurantes, companhias aéreas e atrativos turísticos como shoppings, parques e museus, beneficiando diretamente, mais de 3500 empresas. “A partir do momento em que divulgarmos e capacitarmos toda essa rede, iremos aprimorar a qualificação da mão de obra do setor em função da exigente demanda gerada”.

O secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, acredita não haver melhor momento para a cidade, subsede da Copa, apresentar as suas potencialidades para o público coorporativo. “São eles que decidem o destino de viagens de incentivo e eventos de cada empresa. Por isso, devemos aproveitar a oportunidade da copa 2014 e otimizar os resultados com a finalidade de trazer crescente e continuamente, turistas para Pernambuco durante todo o ano, atualizando o mercado com os novos produtos e infraestrutura oferecidos pelo destino.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas