Paraná planeja ligação por trilhos entre Londrina e Maringa

Paraná planeja ligação por trilhos entre Londrina e Maringa

Projeto discutido pelo menos desde 2000. Agora o Estado do Paraná da passos para a construção de uma nova linha para transporte de passageiros entre as regiões de Maringá e Londrina. A Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral lança um chamamento para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), onde deve permitir que empresas definam se o ideal será assumir a concessão ou fazer a gestão em parceria público-privada.

O chamado Trem Pé Vermelho foi desmembrado em três subprojetos, que precisam ser assumidos em conjunto. Um de 24 quilômetros que ligará Paiçandu a Sarandi, o outro tem 36 quilômetros, entre Ibiporã e Cambé. Já o terceiro liga os dois trechos, com 93 quilômetros.

Em 2007 era previsto um Veículo Leve Sobre Trilhos em conjunto com Veículo Leve sobre Pneus (VLP) nas áreas urbanas. “É algo comum em muitas regiões da Europa e dos Estados Unidos, ou mesmo do Brasil, como em Santos, Rio de Janeiro e Natal”, diz o assessor técnico Guatassara Boeira, da Secretaria Estadual de Planejamento.

Para o diretor executivo da Agência Terra Roxa de Desenvolvimento, Alexandre Farina, a ferrovia “daria maior acesso a serviços, lazer, estudo e empregos na região, o que pode atrair empresas pelo maior acesso à mão de obra”, sugere. Ele lembra ainda que a agência busca também enquadrar o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).

Com as informações de Folha de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas