Paraíso dos Pássaros ganha infocentro.

Aproximadamente cinco mil famílias vivem no conjunto Paraíso dos Pássaros, dividido entre os bairros da Maracangalha e Val-de-Cans. Boa parte delas são famílias chefiadas por mulheres que têm entre as suas preocupações manter os filhos longe da violência.

Um dado que se reflete no Centro Comunitário Inácio Koury, onde desde a noite desta segunda-feira (1º), também funciona um infocentro público vinculado ao programa estadual de inclusão digital, o NavegaPará.

Ao entregar o novo espaço à comunidade, a governadora Ana Júlia Carepa reforçou o papel dos infocentros como auxiliares nas estratégias do governo de combate à violência, em conjunto com o aumento da ação policial – Ana Júlia Carepa informou que já está em licitação a construção de um batalhão de Polícia Militar para a área.

“Estamos licitando a construção para cá. Tomara que consigamos os recursos que estamos pleiteando para que essa e outras obras possam ser feitas”, disse a governadora, que também determinou a avaliação técnica para início imediato de obras emergenciais na Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, localizada nas imediações, cuja reforma total está no cronograma da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para 2010.

Um dos membros eleitos entre a comunidade para compor o conselho gestor do infocentro, Jayana Gonçalves da Silva comemorou a chegada do infocentro. “Vamos poder ter acesso à internet e a um novo mundo, com capacitação profissional para muitas pessoas que não têm oportunidade, para que eles tenham melhoria de qualidade de vida. Não contamos sete computadores, mas o impacto que isso vai gerar na vida das pessoas.”

Diretora da Escola Ruy Barata, que tinha 2.300 alunos matriculados em 2009 e onde já são realizadas diversas atividades no contra-turno das aulas, pelos programas Mais Educação e Escola de Portas Abertas, Léa Miranda acredita que o infocentro será um grande ganho no que tem sido o maior empenho da comunidade: oferecer alternativas para as crianças e jovens fiquem longe das ruas. “Fiquei muito feliz com esse infocentro aqui. Isso será muito importante para nós. Na escola temos projetos de futsal, dança e balé para quando as crianças não estão tendo aula. Mas o infocentro é uma oportunidade a mais.”

Em dez anos do conjunto Paraíso dos Pássaros, criado para abrigar famílias remanejadas de áreas de macrodrenagem, Doralice Gonçalves da Silva, 62, avó de Jayana e presidente do centro comunitário, diz que a habitação melhorou, mas o acesso a algumas políticas na área social são mais recentes. Caso da capacitação de jovens para o mercado de trabalho. Cento e oito jovens da Maracangalha ainda estão recebendo bolsa e formação pelo Bolsa Trabalho e outros 114 foram incluídos no programa em Val-de-Cans.

Doralice sabe que é preciso ir além e já pensa em como aproveitar o infocentro também para amplificar outras ações comunitárias, como os cursos de artesanato direcionados para as mulheres, na expectativa de criar uma fonte alternativa de renda para as famílias. Com a comunidade conhecida na internet, explica Doralice, também vai ficar mais fácil arrumar parceiros que possam juntar forças para desenvolver novos cursos. “É uma comunidade com muitas dificuldades. Mas eu estou muito feliz que a gente tenha conseguido esse curso para cá, porque era um sonho meu e um sonho das pessoas aqui do bairro. E também era um sonho nosso que a governadora viesse até aqui.”

Dona Doralice não está à frente do centro comunitário por acaso. Assim como não é por acaso que Jayana é membro do conselho gestor, ou que Léa conduz uma equipe que se esforça para não perder os jovens do bairro para a marginalidade. Essa rede coesa de mulheres não passou despercebida por Ana Júlia Carepa. “É muito bom ver as mulheres à frente das organizações sociais, das escolas, dos centros comunitários, de vê-las marcando seu espaço para que as mudanças aconteçam.”

Aline Monteiro – Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas