Palacete Scarpa está à espera de reforma

Palacete Scarpa está à espera de reforma
Prédio histórico está no centro de Sorocaba – ERICK PINHEIRO

Apesar de ser um dos mais importantes patrimônios históricos de Sorocaba, o Palacete Scarpa carece de reformas, já que quem passa pelo local pode observar a fachada de estilo neoclássico pichada e com sinais aparentes de deterioração. Além do vandalismo, parte do reboco da parede caiu, incluindo as molduras das janelas com ornamentos e capitel, e alguns tijolos estão aparentes.
A secretária de Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, admite que em 2013 a prefeitura assinou um convênio de R$ 500 mil com a Caixa Econômica Federal, por meio do Ministério do Turismo, para obras no prédio, mas o restauro permaneceu emperrado devido a “processos burocráticos”. Segundo Jaqueline, a licitação para restauro da fachada, recuperação do telhado e forros e construção de rampa de acessibilidade está em andamento e a abertura dos envelopes está agendada para o próximo dia 10. Caso as empresas participantes não entrem com recursos, a previsão da Secult é que as reformas sejam concluídas em aproximadamente 180 dias.
Jaqueline detalha um dos motivos de atrasos na liberação da verba foi o desinteresse das empresas em participar dos editais para elaboração de projetos executivos — o que obrigou a prefeitura a abrir três certames. Além da verba para a reforma do Palacete Scarpa, o convênio com o Ministério do Turismo prevê mais R$ 800 mil, para intervenções no Museu Histórico Sorocabano, Museu Estrada de Ferro Sorocabana, Casarão de Brigadeiro Tobias e Estação Ferroviária. (F.S.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas