Obras de túnel ligando Santos e Guarujá começarão em março

A publicação do edital comercial da licitação de construção do túnel submerso que ligará Santos e Guarujá foi autorizada na manhã deste último sábado pelo governador Geraldo Alckmin. Nesta última etapa, será escolhido o consórcio que fará as obras, que tem previsão para começarem em março do ano que vem.
O resultado da concorrência será conhecido em 2 de fevereiro. O vencedor da licitação será o consórcio que apresentar o menor preço. O valor estimado do contrato é de R$ 2 bilhões.
Oito propostas, duas liminares
Durante a fase de pré-qualificação da licitação, a Dersa recebeu oito propostas de consórcios interessados em construir o túnel de 1,7 quilômetros ligando as duas cidades. Quatro não conseguiram provar que tinham capacidade técnica ou financeira de gerir a obra — a transposição do canal do Porto de Santos, por meio de túnel imerso, tecnologia inédita no País.
O consórcio terá 44 meses para finalizar todo o trabalho, iniciando-os em Guarujá na direção de Santos. Entre as obras previstas estão: a construção do túnel submerso, que contará com três faixas por sentido, de 3,5 metros cada, duto para a passagem de bicicletas e pedestres e a adaptação viária da superfície, com novas ruas e viadutos no lado santista.
Intervenções necessárias
Por conta do túnel, bairros de Guarujá e Santos serão afetados. A previsão da Dersa é que, ao todo, 1.466 famílias deverão ser reassentadas — elas ocupam áreas da União ou da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Provavelmente, serão inscritas em programas habitacionais nos moldes dos da CDHU. Também é possível optar por receber uma indenização pelas benfeitorias feitas no terreno ocupado.
A Dersa prevê a desapropriação de 71 imóveis, 50 em Santos e 21 em Guarujá.
Túnel
O túnel será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, construídos em uma doca seca em Guarujá. Após finalizados, os módulos serão rebocados flutuando até o local onde serão afundados e instalados.
Outros anúncios
O governador aproveitou a visita a Santos para anunciar as obras de 338 moradias. Está autorizada a construção dos conjuntos habitacionais da Vila Santa Casa (133 apartamentos) e Jardim São Manoel (205 apartamentos). A previsão de entrega é de 18 meses.
Além disso, Alckmin inaugurou também a unidade fixa do Via Rápida Emprego na Zona Noroeste. Serão três salas de aula para cursos profissionalizantes gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas