Novos semáforos no Centro, Hauer e Fazendinha.

Equipamentos, instalados pela Urbs, estão ligados no sistema de pisca alerta

20/01/10 às 15:23 | SMCS

Os cruzamentos das ruas Alameda Presidente Taunay com Padre Anchieta, no Bigorrilho; Oliveira Viana com Pádua Fleury, no Hauer; e Rezala Simão com Dionira Moletta Klemtz, no Fazendinha, estão ganhando semáforos. Os equipamentos, instalados pela Urbs, estão ligados no sistema de pisca alerta, para acostumar os motoristas à alteração, devendo entrar em funcionamento nos próximos dias.

A implantação destes equipamentos atende a pedidos feitos pela comunidade, aprovados tecnicamente pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs. Com eles, chega a seis o número de semáforos implantados neste primeiro mês do ano, ampliando a segurança e fluidez do tráfego em cruzamentos importantes da cidade.

Na semana passada, entraram em funcionamento semáforos nos cruzamentos das ruas Brigadeiro Franco com João Parolin, no bairro Parolin; e da avenida Marechal Floriano Peixoto com as ruas Arthur Hauer e Roberto Hauer, no bairro Hauer.

Os equipamentos são instalados a partir de estudos de engenharia de tráfego e de solicitações feitas pela comunidade submetidas à avaliação técnica da Diretran. Uma vez aprovada, a implantação é feita com licitação para compra de equipamentos e material. Todas as sugestões são avaliadas, conta a diretora de Trânsito, Rosangela Battistella.

“As sugestões e solicitações são analisadas do ponto de vista técnico, através de vistorias e pesquisas de volume de tráfego de veículos e pedestres e de viabilidade econômica, sendo atendidas na medida do possível. Estes novos semáforos são resultado de solicitações aprovadas tecnicamente e que vão melhorar a segurança de motoristas e pedestres em vários pontos da cidade”, diz ela.

Lombada

O semáforo ligado nesta quarta-feira (20) no cruzamento das ruas Dionira Moletta Klemtz com Rezala Simão vai permitir a retirada da barreira eletrônica (mais conhecida como lombada) existente nas proximidades. A barreira no entanto Somente será retirada depois que o semáforo entrar definitivamente em funcionamento. A retirada da barreira eletrônica atenderá pedido feito pela comunidade e indicação dos estudos técnicos de que neste cruzamento a melhor solução atualmente é implantação de semáforo.

A substituição de barreiras eletrônicas por semáforos foi feita no ano passado em outros dois locais: na rua Cid Campelo, no bairro CIC de onde foi retirada a lombada que ficava no meio da quadra, com a colocação de semáforo no cruzamento com a Munhoz Mader; e na avenida Erasto Gaertner, na confluência com a Rodrigo de Freitas, no Bacacheri, onde a lombada foi substituída, no mesmo local, pelo semáforo.

A implantação de cruzamentos semaforizados exige licitações públicas para o fornecimento dos materiais e equipamentos necessários. No ano passado, foram implantados 55 conjuntos de semáforos, elevando para 1.035 o número de cruzamentos semaforizados na cidade. No fim do ano entrou em funcionamento um novo semáforo na Linha Verde, no cruzamento com a avenida Comendador Franco, também conhecida como avenida das Torres, no Guabirotuba.

No bairro Portão, o trânsito no entorno do Shopping Total e do binário Itacolomi/Itatiaia ficou mais seguro, com a implantação de semáforos em três cruzamentos: das ruas Itacolomi com Carlos Blanc; Itatiaia com Carlos Blanc; e Itacolomi com São Mateus. Também ganharam semáforo em dezembro o cruzamento das ruas Engenheiro Costa Barros com Florianópolis, no Cajuru; e Otávio Saldanha Mazza com Leon Nícolas, no Capão Raso.

Outros cruzamentos semaforizados no ano passado foram das ruas Napoleão Laureano com Carmelitas, no Capão Raso; XV de Novembro com Sete de Abril, Marechal Deodoro com Sete de Abril, no Cristo Rei, Erasto Gaertner com Marechal Trompowski, no Bacacheri e Fagundes Varela com Lange de Morretes, também no Bacacheri, além de adequação de semáforo na esquina da Dr. Pedrosa com Brigadeiro Franco, no Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas