Novo Restaurante e Residência Universitária entram em funcionamento a partir de 2011.

O Pró-reitor Estudantil, Pedro Nelson, comemora os investimentos do Governo Federal para a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade social na universidade. O aporte de recursos do plano Nacional de Assistência Estudantil está permitindo a ampliação do atendimento. “Hoje, nosso orçamento anual é de 6 milhões e 300 mil reais, e tende a aumentar. Só para ter uma idéia, há dois anos oferecíamos 278 bolsas de permanência, atualmente são mil estudantes que recebem esse auxílio”, disse o pró-reitor.

Mas não é só isso. A Ufal pretende ampliar bastante a oferta de vagas para Residência Estudantil e Restaurante Universitário. “Só mesmo o estudante de baixa renda, que depende dessa infraestrutura, pode testemunhar o quanto essa ajuda é fundamental para que ele se mantenha na universidade”, relata Pedro Nelson. “Estamos nos reunindo esta semana com os prefeitos das cidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Arapiraca. Vamos propor a eles que a prefeitura doe imóveis nesses municípios, para que a Ufal reforme e mantenha residências universitárias”, informa o pró-reitor Estudantil.

A equipe da Pró-reitoria também está com agenda marcada para o Sertão. Os estudantes do novo Campus que não tiverem residência em Delmiro Gouveia e estiverem com dificuldades para se manter na cidade-sede serão cadastrados. Eles vão passar a receber, a partir do próximo semestre deste ano, auxílio alimentação e residência. “Com esta contribuição financeira, os alunos vão poder alugar casas e formar repúblicas em Delmiro, ou podem usar o dinheiro para ir e voltar todos os dias para os municípios de origem, como for mais conveniente para eles”, informou Pedro Nelson.

Alimentação para o interior e novo restaurante em 2011

Atualmente, o Restaurante Universitário do Campus Maceió oferece mil refeições diárias no almoço, apenas para estudantes cadastrados, ao custo de um real, valor que não é reajustado há quatro anos. Mas a Ufal vai dobrar essa oferta. Até o final do mês será publicado o edital de licitação para a construção do novo prédio do Restaurante Universitário, que terá a capacidade para duas mil refeições diárias no almoço. O novo RU começa a ser construído no próximo semestre e deve ser concluído em 2011.

O atual restaurante não será desativado quando o novo for inaugurado. A pretensão é reformar e readaptar o serviço. “Podemos até avaliar as condições para oferecer as refeições subsidiadas também para os técnicos e docentes da universidade”, avaliou Pedro Nelson.

Nas unidades do interior que não contam com restaurantes, a Ufal terceiriza o serviço. Firmas contratadas e orientadas pelo serviço nutricional da universidade fornecem refeições prontas. São 200 “quentinhas” para Arapiraca e 99 para o Centro de Ciências Agrárias. Em 2011, a Ufal pretende investir na construção de um Restaurante Universitário em Arapiraca.

Residência

A nova Residência Universitária, que está em construção no Campus Maceió, logo depois do prédio do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), vai ser entregue em três etapas. A primeira parte deve ser concluída até o final do ano, com cinco casas e área de convivência, ampliando mais 60 vagas de moradia. Atualmente, são oferecidas 100 vagas na Residência que fica no centro da cidade. O investimento é de 1 milhão e 450 mil reais, recursos do Plano Nacional de Assistência Social.

Uma nova licitação já está prevista para maio, com recursos disponíveis na Caixa Econômica Federal, para a construção da segunda etapa. Ao todo, serão 12 casas, numa área planejada para dar conforto aos residentes, aumentando para 460, as vagas oferecidas.

por Alagoas em Tempo Real

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas