Nossas propostas ao fórum comercial do MS.

Inio Roberto Coalho*

Muito se fala na representatividade de Dourados e região no âmbito da política. Também estamos de acordo, pois temos que eleger mais deputados estaduais, federais e até, quem sabe, um senador aqui do Sul do Estado. Gostaria muito de falar sobre esse tema, já que se trata de um momento muito importante da história de nossa política, entretanto, falaremos hoje sobre nosso requerimento aos futuros candidatos, e se eleitos, com a ajuda de vários deputados estaduais, federais e senador eleitos da Grande Dourados.
Na última reunião da Federação das Associações Comerciais do Estado de Mato Grosso do Sul – FAEMS, foi lançado o Fórum Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul pela Federação do Comércio – FECOMERCIO em conjunto com a FAEMS. A finalidade deste fórum é levar uma pauta de reivindicações e cobrar compromissos de todos os candidatos a eleição de outubro deste ano. As propostas serão feitas por regiões e sugeridas pelas associações comerciais e outras entidades representativas do comércio, da indústria, do turismo e de outros segmentos.
A pretensão não é apenas levar as propostas aos candidatos. O Fórum irá cobrar os compromissos de todos aqueles que se elegerem. As entidades se constituirão num foro permanente, se tornando a voz de cada setor, mostrando força e exigindo medidas e ações a favor do desenvolvimento de cada região.
Dourados está representada pela Associação Comercial – ACED, pelo Sindicado do Comércio – SINDICOM e pela Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. Nosso encontro com os representantes do FECOMERCIO ocorreu no SENAC.
Representando o comércio de Dourados e região, observando que os pedidos são somente aqueles que deverão ser realizados no âmbito do Governo Estadual, requeremos o seguinte:
1 – Efetiva execução das obras da perimetral norte, cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador André Puccinelli, na última sexta feita. Esperamos que essa obra venha a ser executada sem quaisquer intervalos e o mais rápido possível, pois é de grande necessidade para o sistema do tráfego de veículos nas ruas de nossa cidade, além do sossego e da economia com nossas vias públicas e sem contar que esta obra trará o crescimento de toda a região por onde ela vai passar. O número de veículo tem crescido de forma assustadora e o projeto da perimetral norte é antigo, portanto sua realização tem urgência.
2 – Conclusão das obras de nosso aeroporto. Não só o comércio, mas toda sociedade da Grande Dourados pugna por um aeródromo descente. Sem a necessidade de ser um aeroporto de categoria internacional, mas que possa receber aviões de grande porte, dotado de toda infra-estrutura, com instrumentos auxiliares de navegação, unidade de rádio de comunicação, terminal adequado, estacionamento, área para desembarque de bagagens e outras benfeitorias.
Há dois anos vem sendo feitas reformas no aeroporto, atualmente com o esforço do vice- governador Murilo Zauith o terminal e estacionamento estão sendo reformados, entretanto, compete a Prefeitura a colocação da mobília adequada e outras instalações para melhor atender as pessoas que utilizam aquele terminal. Esperamos que esses móveis e equipamentos já estejam sendo providenciados, porque a reforma já chega ao seu final. Compete, também, a prefeitura a conservação e manutenção daquele local. Nossa esperança é que tudo seja resolvido para que tenhamos voos de nossa cidade para os grandes centros e de lá para o resto do mundo, como, também, possamos receber empresários, professores, doutores e demais pessoas que desejam visitar nossa região.
3 – Outra obra necessária é a duplicação da chamada Avenida Guaicurus que nos leva até o aeroporto, universidades, CTG, 4ª Brigada, Hospital Universitário e serve outras grandes empresas. A solicitação é antiga desde o primeiro mandato do governador Zeca do PT que prometeu a duplicação, mas acabou fazendo tão somente seu alargamento o que não resolveu a grande questão. O governador André, na última sexta feira, prometeu essa duplicação, entretanto sabemos que a licitação só poderá sair após as eleições.
4 – Solicitamos, ainda, aos candidatos, que deem uma atenção especial ao comércio em relação ao imposto estadual denominado ICMS que vem sangrando os empresários sul-mato-grossenses. Esse tributo é constitucional e devido pelo comerciante, mas há necessidade de uma revisão no que concerne as estimativas de preço, por parte do Estado, para compor a base de cálculo tributária.
Não é só o empresário que está perdendo, o Estado, igualmente, perde receitas. Contribuintes de muitas regiões preferem fazer suas compras em outros Estados onde os preços são mais atraentes. Temos a fronteira servindo a população de nosso Estado. As operações virtuais é uma realidade. Há que se encontrar um meio para amenizar esta situação que não interessa a ninguém.
5 – Requeremos incentivos aos nossos próximos representantes para nossa região e, em especial, para o comércio de Dourados, para que possamos viabilizar nossas campanhas em datas comemorativas. Aliás, no ano passado a FAEMS projetou uma pré-proposta para que o governo do Estado fizesse uma campanha a nível estadual, visando às vendas do comércio no final do ano, porém, não vingou, porque só uma agência de publicidade consumiria toda a dotação da quantia para o cumprimento da finalidade.
Fizemos nosso pedido a favor de Dourados e região. Agora vamos lutar juntamente com nossa classe política e toda sociedade para elegermos o maior número de deputados estaduais, federais e de quebra um senador, todos da nossa região. Só assim nossa cidade e consequentemente, toda região Sul de nosso Estado caminhará a passos largos para o desenvolvimento através de projetos ousados, encaminhados e aprovados por nossos representantes públicos.

*Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), diretor regional da FAEMS, membro do Conselho Pró-Dourados, contabilista e advogado. E-mail: coalho@terra.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas