Edital abrange pouco mais de 100 quilômetros do trecho Norte da rodovia.
Resultado da licitação deve sair em setembro de 2016.

de 100 quilômetros na BR-156 (Foto: Divulgação/
Setrap)
O projeto de asfaltamento do único perímetro sem pavimento no trecho Norte da BR-156 noAmapá pode sair do papel em 2017. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou um aviso de licitação no Diário Oficial da União (DOU) para contratar uma empresa e elaborar um projeto executivo para pavimento de 115 quilômetros que ainda restam.
Os trechos que compreendem a licitação são os chamados lotes 2 e 3. Eles abrangem o perímetro entre a Zona Rural de Calçoeneaté próximo a ponte binacional entre Brasil e Guiana Francesa, no limite entre Oiapoque e Saint-Georges.
As obras de pavimentação do trecho Norte da BR-156 no Amapá já duram 40 anos. Ela começou a ser asfaltada em 1976 e não foi concluída pelo governo, responsável pelo empreendimento até 2015, quando ela retornou para a responsabilidade do Governo Federal.
De acordo com o Dnit, ainda não existe um valor fixado para a obra porque o modelo da licitação é o Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Uma das características desse sistema se dá pelo menor preço a ser apresentado pelas empresas sem que elas saibam a previsão estipulada pelo governo, a fim de tornar a obra mais barata.
Apesar de não divulgar o valor, o Dnit diz ter recursos disponíveis e estipulou um prazo de 24 meses para a conclusão.
Os serviços poderão começar somente após a empresa ter aprovado o projeto de execução. A intenção é concluir a obra na primeira quinzena de janeiro.
“Esses lotes 2 e 3 são para licitação e será em Regime Diferenciado de Contratação. A gente licita o anteprojeto e a empresa faz a projeção executiva para aprovarmos e iniciarmos a obra. Até setembro a gente já sabe qual será a vencedora. Podemos iniciar o projeto executivo e terminá-lo em 90 dias. Vai ser na primeira quinzena de janeiro que teremos ele pronto”, disse o superintendente do Dnit no Amapá, Fábio Vilarino.