Moradores de Minas Novas preocupados com demora na aprovação do Zoneamento

Moradores de Minas Novas preocupados com demora na aprovação do Zoneamento
Presidente da Assembleia se reuniu com habitantes da localidade, que temem conflitos

Um grupo de moradores da localidade de Minas Novas,  na região de Buritis, se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) e manifestou preocupação com a demora nos estudos para uma nova aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
“É uma necessidade de Rondônia esse novo estudo que permita uma readequação no nosso Zoneamento. O processo deve partir do Executivo, mas é a Assembleia quem aprova e dá a palavra final para que essa mudança ocorra dentro do que determina a legislação”, explicou Maurão, que tem acompanhado o trâmite desse procedimento e lutado junto ao Governo por sua celeridade.
Da reunião, participaram ainda o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), o secretário da Sedam, Vilson Sales e o vereador de Buritis, Adai Jose Borges de Castro o popular Sorriso (PMDB). “Os moradores estão aqui buscando uma adequação. Eles, inclusive, manifestam preocupação que, com a demora no Zoneamento, áreas que hoje estão intactas sejam devastadas, causando um dano ainda maior e todos acabem sendo prejudicados”, completou Hermínio.
O secretário garantiu que o Governo tem se empenhado em promover os estudos necessários para a nova adequação do Zoneamento. “Já temos a data marcada, 11 de janeiro do próximo, ano para o início do processo de licitação, para escolha da empresa que vai fazer o serviço, que é técnico, complexo e que precisa levar em conta muitas leis, tanto estaduais quanto federais”, esclareceu Vilson.
Os produtores de Minas Novas enfrentam situação semelhante aos de Rio Pardo, União Bandeirante e outras áreas de Rondônia que carecem de uma readequação ao Zoneamento, permitindo que a exploração, de forma sustentável dos recursos, seja realizada.
A atualização na segunda aproximação do Zoneamento é uma adequação, que permite que novas áreas, sejam incorporadas em regiões produtivas, saindo da zona 2.2 para 1.2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas