Microempresários vencem licitações

Dominada por grandes empresários atacadistas, as licitações públicas podem parecer um nicho de mercado distante para micros e pequenos empreendedores. São vários os obstáculos para se concretizar uma venda a órgãos públicos, como a falta de mão de obra para atender às encomendas que, na maioria das vezes, são em grande quantidade.

Dono de uma fábrica de móveis em Ariquemes há 20 anos, o empresário Francisco das Chagas Sobrinho, decidiu enfrentar a burocracia e entrar na concorrência pelas verbas públicas que são destinadas a compra do mobiliário escolar. “Eu via que as carteiras dos alunos vinham de fora e pensei: porque essa mobília não pode ser feita aqui?”, indaga o empresário. “Eu e muitos moveleiros de Ariquemes temos as condições de fabricar essas carteiras aqui”, acrescenta.

Chiquinho, como é mais conhecido, transformou o sonho em realidade, vencendo uma licitação de R$ 398 mil, para fabricar quatro mil peças de madeira entre carteiras, cadeiras, armários e mesas. “Quando saiu o resultado eu fiquei muito feliz, porque o que a gente tinha planejado deu certo”, argumenta.

Para não esbarrar em um problema que afasta os micro e pequenos empreendedores das licitações, que é o curto espaço de tempo para atender a demanda, Chiquinho dividiu parte do trabalho com os empresários que compõem o polo moveleiro de Ariquemes. “Sozinho eu ia demorar muito tempo para fabricar todas essas carteiras. Já estava certo, se a gente ganhasse a licitação o serviço seria dividido com outras pequenas marcenarias da cidade”, revela o empresário.

A estratégia deu certo e mais de 100 moveleiros trabalharam na construção das carteiras escolares .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas