Marinho governa cidade até segunda-feira.

Leandro Nogueira e Marcelo Andrade

Depois de anos sem pisar no Palácio dos Tropeiros, o ex-prefeito e deputado federal Renato Amary (PSDB) estava no sexto andar, por volta das 16h de ontem, menos de uma hora após Vitor Lippi (PSDB) transmitir o cargo para o presidente licenciado da Câmara Municipal, Marinho Marte (PPS). Ao deixar o gabinete de Marinho Marte o deputado declarou que há cinco anos e meio não era convidado. Precisou que o prefeito Marinho Marte (…) me convidasse. Só vou a um lugar quando me convidam (…) uma das coisas que eu admiro na política é a fidelidade, disse Amary que ainda declarou eu não espero nada ao responder se torce para que as divergências entre ele e Lippi sejam superadas.

Uma hora antes, após assinar a ata transmitindo o cargo para viajar ao México, onde vai representar Sorocaba em um congresso, Lippi disse que não haveria surpresas em deixar a função para Marinho. Declarou não ter feito recomendação especial, apenas desejou que Marinho tivesse tranquilidade e aproveitasse o momento para as articulações políticas que ele entendesse serem importantes e institucionais. Tenho certeza que vai aproveitar isso da melhor forma possível e não haverá nenhuma surpresa, declarou Lippi com um sorriso no rosto e saindo às pressas para não perder o voo.

Sobre a visita do deputado, o prefeito em exercício até a próxima segunda-feira, Marinho Marte, admitiu que convidou Renato Amary, mas para a transmissão do cargo. Como fiz com a deputada Maria Lúcia Amary e outros políticos. Ele (Amary) deveria vir no horário, mas estava em Indaiatuba. Questionado se a visita não causaria mal-estar por causa da divergência entre Amary e Lippi, negou tal possibilidade declarando que Renato é um deputado importante de nossa região e meu amigo. A vida nos ensina que é preciso prevalecer o diálogo e se eu puder ajudar de alguma forma a aproximá-los farei sem o menor problema, declarou. Quanto ao horário, o federal Amary resumiu: A agenda estava marcada para as 16h. Sou pontual, apenas isso. Vim me colocar a disposição do prefeito Marinho Marte.

Transmissão do cargo

A solenidade da transmissão do cargo foi amplamente divulgada para as 14h. O gabinete ficou lotado com a presença do secretariado completo de Lippi, dos vereadores, ex-vereadores, convidados, amigos e familiares. Às 14h20, Rodrigo Moreno, que acumula as pastas da Administração e do Governo, foi a primeira autoridade a usar a palavra declarando satisfação em participar de mais um momento histórico de Sorocaba, em que Lippi transmitiu o cargo para o presidente da Câmara.

Lippi concordou tratar-se de um momento histórico e que o fato proporciona melhor harmonia entre Executivo e Legislativo. Disse que o prefeito interino terá todas as informações que precisar e será diretamente assessorado por Moreno. Acrescentou que até onde saiba não ficou nenhuma decisão ou projeto polêmico ou muito importante para ser decidido por Marinho Marte. Deverá fazer os despachos normais do prefeito, do dia-a-dia (…) não ficou nenhum veto para ele enviar à Câmara, declarou Lippi.

Marinho Marte dedicou o momento da transmissão aos pais falecidos com os olhos cheios de lágrimas. Confirmou que, por opção própria, seguirá uma pré-agenda que dá sequência à do prefeito, incluindo assinaturas de convênios. O ato mais importante previsto, segundo Marte, será o início da licitação para construção do canil da Polícia Militar, que ele próprio reivindica há dez anos. Afirmou que não tomará nenhum ato que seja contrário aos interesses da cidade e da administração Vitor Lippi. Vai visitar obras e atender todos os vereadores.

O vice-prefeito José Ailton Ribeiro (PSDB) não assumiu o cargo porque é pré-candidato à Assembleia Legislativa e de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apesar de não ser necessária a desincompatibilização, ele não pode assumir a vaga do titular nos seis meses anteriores ao pleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas