– Lançados editais para terceirização do camping, abrigos, pousada e outros serviços
Marcello Medeiros
Em evento realizado na sede Teresópolis, aconteceu na manhã desta segunda-feira o lançamento dos editais de concessão de diversos serviços de apoio à visitação no Parque Nacional da Serra dos Órgãos: desde a arrecadação nas portarias até a administração dos abrigos de montanha. “Com essas terceirizações poderemos reabrir coisas que estavam fechadas, como a pousada, e que são de extrema importância para o desenvolvimento do turismo ecológico. Queremos que sejam prestados mais serviços e com qualidade”, destacou Ricardo Soavinsk, Diretor de Unidades de Conservação do ICM-Bio. “Todos tem a ganhar com isso. Os visitantes, que terão mais alternativas, o empresariado local que vai poder participar dessas licitações e o próprio parque, que vai poder deslocar seu pessoal para outras ações, como a proteção ao meio ambiente e o combate ao fogo”, completou Ernesto Viveiros, Chefe do PARNASO.
O Ministro do Meio Ambiente também participaria do evento, onde foram lançados também os editais de concessão dos parques do Itatiaia e Abrolhos. Porém, por causa de problemas de atraso na agenda, Carlos Minc só chegou a Teresópolis por volta de 12h, participando de outro compromisso na cidade, a posse dos integrantes do Fórum Agenda 21, que aconteceu no Teatro Municipal.
O primeiro a falar sobre os editais, que fazem parte do projeto Turismo nos Parques, visando ampliar o número de visitações nas unidades de conservação ambiental, foi o Diretor de Unidades de Conservação do ICM-Bio. Ricardo Soavinsk falou resultados similares obtidos em outros parques e destacou a diferença desse tipo de licitação. “Os interessados tem que trabalhar de acordo com o plano de manejo das unidades. Tem direitos e deveres, como prezar pelos cuidados com o meio ambiente”, lembrou. “Queremos essas concessionárias como parceiras para oferecer um turismo com qualidade em todos os sentidos”, completou.