Mais câmeras no controle das vias na Capital.

Outros 16 equipamentos serão instalados até março ampliando o monitoramento de pontos críticos

Com o objetivo de melhorar o trânsito de Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aumentará o número de câmeras de monitoramento em cruzamentos e outros pontos críticos da cidade.

Atualmente, existem 16 equipamentos espalhados por pontos de circulação intensa. Até março, mais 16 devem entrar em funcionamento para reforçar o controle do trânsito.

O diretor-presidente da EPTC, Luiz Afonso Senna, informa que a infraestrutura para a colocação dos aparelhos está pronta, e, nas próximas semanas, começam as instalações. Adianta que, provavelmente até junho, outras 15 câmeras serão incorporadas ao programa.

Toda a estrutura é operada pela Central de Controle e Monitoramento de Mobilidade (Cecomm) da EPTC, que recebe as imagens e produz diagnósticos online das condições de circulação. O sistema permite enviar rapidamente agentes a áreas onde ocorre acidente ou mudar o tempo das sinaleiras para evitar congestionamentos. O setor funciona 24 horas, com cerca de 30 técnicos e agentes.

Além disso, está em fase de testes a utilização de laços magnéticos – cabos colocados embaixo do asfalto, próximos a semáforos, que avaliam o volume de veículos no local e alteram o tempo das sinaleiras automaticamente. A Avenida Carlos Gomes já conta com a novidade, e haverá licitação para ampliar o sistema ainda em 2010.

A EPTC também estabeleceu convênios com algumas cooperativas de táxis para analisar a velocidade dos carros nas principais vias. Por meio de GPS, presente em parte da frota, os agentes conseguem ter uma noção do andamento do trânsito. Os ônibus da Capital também são monitorados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas