Deve ser publicado até, no máximo, a próxima semana, o aviso de abertura da licitação para contratação da nova empresa que irá retomar a construção do Fórum de Braz Cubas, na Vila Industrial. Após avaliação da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa da Cidadania, o valor da obra foi atualizado em R$ 8,6 milhões, praticamente o mesmo previsto quando a edificação foi iniciada pela primeira contratada, que abandonou o canteiro com 45% dos trabalhos concluídos.
De acordo com a Secretaria, o valor ficou alto porque o orçamento foi realizado com base em preços atuais de mercado.
A planilha de custos foi feita pela Companhia Paulista de Obras e Serviços do Estado (CPOS), contratada pela Secretaria para elaboração da Pasta Técnica para retomada e conclusão do serviço, tendo como base o remanescente do contrato. O material técnico foi atualizado, conforme os trabalhos executados, e a Pasta Técnica apresentada no dia 22 de agosto.
Até agora já foram concluídas diversas etapas, entre elas a terraplanagem, estaqueamento e galerias de águas pluviais, escavação, forma, armadura, concretagem, desforma, além da impermeabilização das fundações. Outras partes mais complexas, como a execução das superestruturas, reservatório semi-enterrado, reservatório de contenção e fechamentos perimetrais, também tinham sido iniciados. (Jamile Santana – Especial para O Diário)