Licitação prevê 11 novas estações do Integrabike

Serão 30 pontos na cidade. Previsão é que custo mensal seja de R$ 146.666, mais que o dobro do valor atual

Atualmente, 24.726 usuários são cadastrados no sistema ERICK PINHEIRO
Atualmente, 24.726 usuários são cadastrados no sistema
ERICK PINHEIRO

Míriam Bonora
miriam.bonora@jcruzeiro.com.br
A nova licitação para escolher a empresa que vai operar o Sistema de Bicicletas Públicas Integrabike em Sorocaba prevê aumento de 19 para 30 estações e custo de R$ 146.666 mensais, mais que o dobro do valor atual de manutenção, que é de R$ 68.416 por mês. O contrato vigente, com a empresa Samba/Serttel, começou em maio de 2012 e vence em abril deste ano. A nova licitação, modalidade pregão presencial, terá a entrega de propostas e documentos em 16 de março.
A Urbes – Trânsito e Transportes informa que o contrato atual vence em abril sem possibilidade de ampliação. Ainda não foi definido como vai ser o plano de transição – de retirada das atuais estações e instalação das novas, caso uma outra empresa vença a licitação, o que poderia interromper temporariamente o uso das bicicletas pela população. Também não está definido se as estações e bicicletas terão que ser todas substituídas por novas em caso da Serttel ganhar novamente o pregão.
O novo contrato inclui a instalação, operação e manutenção do sistema de bicicletas públicas, e terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogável a critério da Urbes. O edital exige que a instalação da rede das estações de bicicletas deve ser feita no prazo máximo de 90 dias após a aprovação do projeto executivo e emissão da ordem de serviços. O valor anual previsto é de R$ 1,7 milhão, ou R$ 146.666 mensais, sendo R$ 4.889 por estação ao mês.
Podem concorrer empresas nacionais ou estrangeiras, isolada ou reunidas em consórcio, com capacidade e experiência em serviços compatíveis ao objeto do pregão presencial e que atendam às exigências, especificações e normas contidas no edital publicado no último dia 20. As propostas comerciais e documentos serão recebidos pela Urbes no dia 16 de março, às 9h, na rua Pedro de Oliveira Neto, 98, no Jardim Panorama.
Mais estações, novo horário
Para os usuários, uma das mudanças previstas é a ampliação e redistribuição das estações. Atualmente são 19 pontos onde as bicicletas podem ser retiradas e devolvidas. Desses, 14 serão mantidos, cinco estações que ficavam no Centro serão desativados e transferidos para novos locais, nos bairros; outros 11 novos pontos também serão acrescentados ao sistema (veja a lista completa nesta página). No contrato atual são 152 bicicletas, número que vai passar para 270, sendo 30 de reserva técnica, todas novas, sem uso anterior.
Dentre as novas estações que serão implantadas está a da Rodoviária, do Parque Carlos Alberto de Souza – no Campolim, Parque dos Espanhóis, avenida Armando Pannunzio, Ibiti do Paço, Praça dos Tropeiros – na avenida São Paulo, e na Nogueira Padilha, entre outros. A maior presença do Integrabike nos bairros é uma reivindicação antiga dos usuários. Atualmente, dez das 19 estações ficam no Centro da cidade.
Outra mudança prevista no edital é no horário de retirada das bicicletas, informação não divulgada no material informativo distribuído à imprensa pela Urbes. Hoje o sistema funciona das 6h às 22h para empréstimo e 24 horas para devoluções. Com o novo contrato, a retirada começará uma mais tarde, às 7h.
Os números mais atuais são de que 24.726 usuários são cadastrados no sistema e, desde maio de 2012 até dia 18 deste mês foram realizadas 329.971 viagens, média de 10 mil empréstimos por mês. O número é maior do que há dois anos, por exemplo, quando a média era de 7.881 empréstimos mensais no início de 2013.
Parte dos usuários reclama dos problemas de manutenção

Em funcionamento desde maio de 2012, o sistema Integrabike de empréstimo de bicicletas públicas atraiu milhares de adeptos do transporte sustentável. Apesar de elogiarem a existência do programa e sua gratuidade, parte dos usuários ainda reclama dos problemas de manutenção e pede melhorias. Atualmente são 24.726 usuários cadastrados para usar as 152 bicicletas disponíveis em 19 estações.
Dentre as queixas está a impossibilidade de retirar bicicletas quando as estações ficam sem comunicação – internet, durante o dia. Outros problemas são estações cheias, sem locais para devolução, o que exige que o ciclista percorra novo trajeto até uma estação com espaços livres; além de danos nas bicicletas como freios falhos, pneus murchos ou furados, corrente que estoura no meio do caminho, pé de vela danificado, falta de espelhos e marchas desreguladas.
Os adeptos do sistema também reclamam que, ao menos oficialmente, não há possibilidade de trocar a bicicleta rapidamente após o usuário perceber algum problema na bicicleta destravada pelo sistema, pois não é possível escolher previamente qual será liberada para uso. A possibilidade dessa troca é prevista apenas 15 minutos após a bicicleta ser devolvida.
É o que relata o estudante Wallace Jones Rodrigues da Silva, 21 anos. Ele conta que o pneu da bicicleta já murchou no meio do trajeto, ou ficou sem freios e em outro dia a corrente estourou. “Já peguei bicicleta com vários problemas, mas quando você devolve, tem que esperar 15 minutos para pegar outra.”
Outro contratempo enfrentado por Silva ocorreu no momento da entrevista, quando ele tentou retirar uma bicicleta, mas o sistema não permitiu pois informou que ele estaria sem saldo no cartão. Ele ficou surpreso, pois é a primeira vez que isso aconteceu. A Urbes respondeu que não há vínculo com o saldo do cartão e o sistema Integrabike, pois eles não tem acesso entre si. “Se o cartão foi recusado deve haver algum outro problema”, afirma a nota. A orientação nesse caso é ligar para a Central de Atendimento ao Usuário: (15) 4062-9077.
Troca
O controlador de acesso Cléber Rodrigo Tessutti, 35, conta que sempre verifica as bicicletas antes de retirá-las. Mesmo sem ter a informação da empresa ou da Urbes, ele sabe que pode trocar rapidamente o equipamento se o sistema libera uma bicicleta com problemas. Usuários dão a dica de observar as bicicletas antes e, se o sistema destravar uma que não esteja em condições, devolvê-la rapidamente em menos de um minuto, aguardar mais um minuto e então passar novamente o cartão para que outra seja liberada.
A Urbes não respondeu porquê não informa sobre essa troca rápida, nem em quanto tempo exatamente ela é possível, apenas afirmou que nada mudou e que todas as orientações constam no site www.urbes.com.br. No endereço eletrônico, a única orientação de troca é a que o usuário devolve a bicicleta e aguarda 15 minutos para retirar outra, indicado nos casos em que alguém queira usar a bicicleta por mais de uma hora durante a semana, ou por mais de duas horas aos finais de semana e feriados.
A funcionária pública Catarina Solla de Oliveira, 28, diz que só não usa mais o sistema porque a manutenção é precária, a bicicleta é barulhenta e há contratempos com as estações, que às vezes não funcionam pois estão sem internet. Outro problema é a dificuldade em reclamar na Central de Atendimento. “Só ficou gastando crédito no celular e eu não consegui falar com ninguém.”
O auxiliar de produção Mário Antonio da Silva Junior, 24, avalia que o Integrabike é bom, mas que a manutenção precisa melhorar, assim como as ciclovias, para dar mais segurança aos usuários. A estudante Elaine Fabíola Soares, 36, também aprova o programa, mas lembra que já foi impedida de retirar a bicicleta pela falta de internet na estação. O bancário João Carlos da Silva, 52, diz que geralmente o sistema funciona bem, mas pede mais estações nos bairros para não ter que caminhar pelo menos 40 minutos até a mais próxima.
A Urbes informa que não há registro de ocorrências de falhas na comunicação e que está questionando a empresa. Sobre as bicicletas, a empresa pública diz que elas passam por manutenções preventivas e corretivas e uma equipe de apoio diário percorre todas as estações realizando ajustes em caso de eventuais ocorrências. Sobre a quantidade de bicicletas disponíveis nas estações, a Urbes afirma que é constantemente monitorado e, quando ocorre alguma falta ou saturação, a equipe da empresa faz os remanejamentos necessários. (Míriam Bonora)

Nova distribuição e ampliação das estações:

Estações mantidas
EstaçãoLocalização
Praça Frei BaraúnaPraça Frei Baraúna
Praça Cel. Fernando PrestesPraça Cel. Fernando Prestes
Praça Nove de JulhoPraça Nove de Julho
Ponte da rua XVrua Leopoldo Machado x rua XV de Novembro
Praça do RelógioPraça do Relógio
Praça da BandeiraPraça da Bandeira
Praça Adolpho HanickelPraça Adolpho Hanickel
Av. lpanemaÁrea de Transferência Ipanema
Av. ItavuvuÁrea de Transferência Itavuvu
Vila AngélicaAvenida Angélica x Avenida Ipanema
Ponte Pinheirosav. Dom Aguirre
Ponte Pinga Pingaav. Dom Aguirre
Parque das Águasav. Dom Aguirre
Biblioteca Municipalav. Eng. Carlos Reinaldo Mendes
Novos locais
EstaçãoLocalização
Parque Kasatu Maruav. Washington Luiz x av. Arthur Fonseca
Armando Pannunzioav. Armando Pannunzio x av. Sta Cruz
IpirangaÁrea de Transferência Ipiranga
Wanel Villeav. Paulo Emanuel de Almeida x rua Carlos Gomes
UnitemPraça Reginaldo Pecinato
RodoviáriaPraça Castro Alves
Nogueira PadilhaÁrea de Transferência Nogueira Padilha
Dom AguirreAv. Dom Aguirre x rua Padre Madureira
J. J. Lacerdarua Joaquim José Lacerda
Fatecav. Carlos Reinaldo Mendes
Parque dos Espanhóisrua Campos Salles
CampolimParque Carlos Alberto de Souza
Ibiti do Paçoav. Fernando Stecca
Praça Los Angelesav. Washington Luiz
Maria Eugêniaav. Itavuvu (Padaria Bruna)
Praça dos Tropeirosav. São Paulo
Estações que serão desativadas
EstaçãoLocalização
Praça Carlos de CamposPraça Carlos de Campos
Barão do Rio Brancorua Barão do Rio Branco x rua XV de Novembro
Praça do CanhãoPraça Arthur Farjado
Largo do RosárioPraça do Rosário
Álvaro Soaresrua Barão do Rio Branco x rua Dr. Álvaro Soares

Notícia publicada na edição de 02/03/15 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A – o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

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