Licitação para restauro do Cadeião em Londrina deve ser aberta em setembro

Pauline Almeida
A Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) deve lançar o edital para as obras de restauro do Cadeião, localizado no Centro de Londrina, até o início de setembro. O prédio foi entregue ao sistema pelo regime de comodato por 20 anos e será transformado em um polo cultural da cidade.
O presidente da Fecomércio, Darci Piana, explicou que está na reta final a execução dos projetos arquitetônicos e estruturais. Na próxima sexta-feira (17), representantes da federação e da empresa que executou o serviço virão a Londrina para fazer uma última análise do espaço.
Segundo Piana, o projeto do centro cultural foi mantido, levando em conta as condições do Cadeião que devem ser mantidas. “Está dentro do projeto inicial que combinamos com a prefeitura, claro que nem tudo que gostaríamos vai poder ser feito, porque temos um espaço que ainda está com a polícia que ficará para uma segunda fase. Também não podemos sacrificar a parte histórica das celas, aquilo que deve ser deixado”, colocou.

Cadeião de Londrina
Divulgação | Cadeião ficará sob cuidados do Fecomércio por 20 anos

O Cadeião fica localizado na Rua Sergipe e foi fundado para abrigar cerca de 60 presos, mas chegou a manter cerca de 200 homens. Em 1994, ele foi desativado e os detentos foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Lonrina
Parte do espaço passou a ser utilizado pelas forças policiais de Londrina. O governo do Estaodo prometeu transferir toda a corporação para entregar por completo o prédio. “Ele se comprometeu e disse que já está em fase de conclusão para comprar um novo ou alugar um espaço para transferência. Nesse espaço, como vai ser uma reforma e não restauro, vai ser tudo bem mais rápido”, disse.
Após a finalização do processo licitatório para as obras, a empresa vencedora deve ganhar um prazo de cerca de um ano para concluir o restauro. Darci Piana afirmou que a expectativa é que o prédio esteja pronto para uso da população até o final de 2013.
O Cadeião deve abrigar espaço para oficinas, espetáculos artísticos e café.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas